Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693
Title: | Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom |
Authors: | Silva, Josué Mendes da |
metadata.dc.contributor.authorLattes: | http://lattes.cnpq.br/0694263972780513 |
metadata.dc.contributor.advisor: | Vasconcelos, Maria de Lourdes Costa de |
metadata.dc.contributor.advisorLattes: | http://lattes.cnpq.br/8385633643559259 |
metadata.dc.contributor.advisor-co: | Monteiro Júnior, Francisco Nairon |
metadata.dc.contributor.advisor-coLattes: | http://lattes.cnpq.br/3188254514626579 |
Keywords: | Música na educação;Frações;Tecnologia educacional;Software livre |
Issue Date: | 17-Jul-2019 |
Citation: | SILVA, Josué Mendes da. Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | The objective of this monographic work is to provide the development of interdisciplinary playful activities relating the teaching of fraction and figures of musical notes in the context of the creation and construction of melodies using the free software EDITOM. To this end, a qualitative and participatory research was conducted. Data collection was also used, based on books, articles, magazines and the internet. Music is undoubtedly a great catalyst for the manifestation and expression of human communication. As it is a popular art it is inclusive, that is, it cannot exclude any public, hence its use in school, especially in elementary and high school has been widely used in play, wheel songs and activities that use motor skills. Thus, it can be concluded that contrary to what many people think music is not unique to musicians and their interaction with mathematics and new technologies can facilitate the learning process of both the fraction and the creation of new melodies. |
Description: | O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693 |
Appears in Collections: | TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_josuemendesdasilva.pdf | 914,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.