Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693
Título: Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom
Autor: Silva, Josué Mendes da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0694263972780513
Orientador: Vasconcelos, Maria de Lourdes Costa de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8385633643559259
Co-orientador : Monteiro Júnior, Francisco Nairon
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/3188254514626579
Palavras-chave: Música na educação;Frações;Tecnologia educacional;Software livre
Data do documento: 17-Jul-2019
Citação: SILVA, Josué Mendes da. Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: The objective of this monographic work is to provide the development of interdisciplinary playful activities relating the teaching of fraction and figures of musical notes in the context of the creation and construction of melodies using the free software EDITOM. To this end, a qualitative and participatory research was conducted. Data collection was also used, based on books, articles, magazines and the internet. Music is undoubtedly a great catalyst for the manifestation and expression of human communication. As it is a popular art it is inclusive, that is, it cannot exclude any public, hence its use in school, especially in elementary and high school has been widely used in play, wheel songs and activities that use motor skills. Thus, it can be concluded that contrary to what many people think music is not unique to musicians and their interaction with mathematics and new technologies can facilitate the learning process of both the fraction and the creation of new melodies.
Resumo: O objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_josuemendesdasilva.pdf914,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.