Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVasconcelos, Maria de Lourdes Costa de-
dc.contributor.authorSilva, Josué Mendes da-
dc.date.accessioned2023-06-28T18:27:52Z-
dc.date.available2023-06-28T18:27:52Z-
dc.date.issued2019-07-17-
dc.identifier.citationSILVA, Josué Mendes da. Articulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editom. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4693-
dc.descriptionO objetivo do presente trabalho monográfico é proporcionar o desenvolvimento de atividades lúdicas interdisciplinares relacionando o ensino de fração e figuras de notas musicais no contexto da criação e construção de melodias utilizando o software livre EDITOM. Para tanto se realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e participativa. Utilizou-se ainda a coleta de dados, baseando-se em livros, artigos, revistas e da internet. A música é sem dúvida, grande catalisadora da manifestação e expressão da comunicação humana. Por ser uma arte popular é inclusiva, ou seja, não pode excluir nenhum público, daí seu uso na escola, em especial, no ensino fundamental e médio tem sido utilizada em ampla escala nas brincadeiras, nas cantigas de rodas e atividades que utilizam a motricidade. Assim, pode-se concluir que ao contrário do que muitos pensam a música não é exclusividade dos músicos e sua interação junto à matemática e as novas tecnologias, podem facilitar o processo de aprendizagem tanto da fração, quanto da criação de novas melodias.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this monographic work is to provide the development of interdisciplinary playful activities relating the teaching of fraction and figures of musical notes in the context of the creation and construction of melodies using the free software EDITOM. To this end, a qualitative and participatory research was conducted. Data collection was also used, based on books, articles, magazines and the internet. Music is undoubtedly a great catalyst for the manifestation and expression of human communication. As it is a popular art it is inclusive, that is, it cannot exclude any public, hence its use in school, especially in elementary and high school has been widely used in play, wheel songs and activities that use motor skills. Thus, it can be concluded that contrary to what many people think music is not unique to musicians and their interaction with mathematics and new technologies can facilitate the learning process of both the fraction and the creation of new melodies.pt_BR
dc.format.extent43 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.titleArticulando ensino de fração e ensino de música no contexto da criação de melodias utilizando o software Livre Editompt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0694263972780513pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8385633643559259pt_BR
dc.contributor.advisor-coMonteiro Júnior, Francisco Nairon-
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3188254514626579pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Artes e Tecnologiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Appears in Collections:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_josuemendesdasilva.pdf914,49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.