Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4664
Título: O professor multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na rede municipal de ensino do Recife
Autor: Lima, Giselle Maria Carvalho da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0261751914711054
Orientador: Silva, Géssika Cecília Carvalho da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5829131072769426
Palavras-chave: Formação de professores;Educação e Estado;Educação permanente;Cinema na educação
Data do documento: 12-Jul-2019
Citação: LIMA, Giselle Maria Carvalho da Silva. O professor multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na rede municipal de ensino do Recife. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Artes e Tecnologia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: This Course Conclusion Paper presents a study on the relation between the Multiplier Teacher and the cinematographic production in the Municipal Network of Recife. Its objectives to analyze the function Teacher Multiplier and its relation with the cinematographic production in the Municipal Network of Recife; identify the attributions of the Multiplier Teacher; to raise as it happens the continued formation for the Multiplier Teacher to act in the cinematographic productions; to identify the experiences of the cinematographic productions foreseen in the Network politic and how these productions are given in the daily life of the school. For this, bibliographical and documentary research was done, as well as a questionnaire was applied to the multiplier teachers. From this study it was possible to know how the development of cinema in the Municipal Network, the possibilities of improvement of the process, as well as the difficulties encountered. In addition, it was possible to verify that, even without having an academic education that fully contemplates the contents directed to cinema, the multiplier teachers participate in satisfactory training for the execution of the activities, even bumping into other obstacles such as the number of schools that the same multiplier. accompanies and the demand for other projects in them, the lack of time and adequate materials at school to experience these contents.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta um estudo sobre a relação entre o Professor Multiplicador e a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife. Tem como objetivos analisar a função do Professor Multiplicador e sua relação com a produção cinematográfica na Rede Municipal do Recife; identificar as atribuições do Professor Multiplicador; compreender como acontece a formação continuada para o Professor Multiplicador atuar nas produções cinematográficas; identificar as vivências das produções cinematográficas previstas na política de Rede e como ocorrem essas produções no cotidiano da escola. Para isto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como foi aplicado um questionário junto aos professores multiplicadores. A partir deste estudo foi possível conhecer como se dá o desenvolvimento do cinema na Rede Municipal, as possibilidades de melhoria do processo, bem como as dificuldades encontradas. Além disso, foi possível verificar que, mesmo sem ter formação acadêmica que contemple plenamente os conteúdos voltados para cinema, os professores multiplicadores participam de formação satisfatória para a execução das atividades, mesmo esbarrando em outros obstáculos como: a quantidade de escolas que o mesmo multiplicador acompanha e a demanda de outros projetos nas mesmas, a falta de tempo e de materiais adequados na escola para a vivência destes conteúdos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4664
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Artes e Tecnologia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gisellemariacarvalhodasilvalima.pdf1,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.