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Título: O acolhimento humanizado como política pública de atendimento a crianças e adolescentes acometidos de Diabetes Mellitus (DM) Tipo 1 na cidade de Serra Talhada/PE
Autor: Gomes, Fabiano Torres Lins
Orientador: Alexandre, Rodrigo Danniel da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3855895703137244
Palavras-chave: Acolhimento nos serviços de saúde;Humanização dos serviços de saúde;Política pública;Diabetes em crianças
Data do documento: 4-Out-2022
Citação: GOMES, Fabiano Torres Lins. O acolhimento humanizado como política pública de atendimento a crianças e adolescentes acometidos de Diabetes Mellitus (DM) Tipo 1 na cidade de Serra Talhada/PE. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: This work deals with the theme of humanized reception. Which is a device of the National Humanization Policy that guarantees universal access, information, resolution, referral and construction of bonds between users and professionals of the SUS, in the family strategy of primary care. Aimed at the care of children and adolescents affected by Type 1 Diabetes Mellitus in family health units in the urban area of the Municipality of Serra Talhada, Pernambuco. Given this fact, it is necessary to discuss, analyze and propose improvements in reception, which is considered as one of the main actors of dignified treatment for these children and adolescents by health professionals and thus offer quality services to these users, following the principles of the Unified Health System and in accordance with the National Humanization Policy. It was established as a general objective, to implement or improve humanized care as a support in the Family Health Strategy (ESF). Methodologically, the study is characterized as a qualitative, descriptive and exploratory research. The objective was to know the reality of the reception practice in the Family Health Units in the municipality. The participants of this study were the nurses of the USF`s and tutors of children and adolescents in the urban area of the municipality of Serra Talhada/PE. The results obtained indicate that the practice of reception is deficient and some of them are disconnected from the precepts that guide the reception and humanization of care for users.
Resumo: Este trabalho versa sobre a temática do acolhimento humanizado. Que é um dispositivo da Política Nacional de Humanização que garante acesso universal, informação, resolutividade, encaminhamento e construção de vínculos entre usuários e profissionais do SUS, na estratégia da família da atenção básica. Voltada ao atendimento de crianças e adolescentes acometidas por Diabete Mellitus Tipo 1 nas unidades de saúde da família na área urbana do Município de Serra Talhada, Pernambuco. Diante desse fato, torna-se necessária a discussão, a análise e propor melhoras no acolhimento sendo este considerado como um dos atores principais de tratamento digno a essas crianças e adolescentes pelos profissionais da saúde e assim ofertar serviços de qualidade a esses usuários, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde e conforme a Política Nacional de Humanização. Estabeleceu-se como objetivo geral, implantar ou aperfeiçoar o atendimento humanizado como apoio na Estratégia Saúde da Família (ESF). Metodologicamente, o estudo caracteriza-se como pesquisa tipo qualitativa, descritiva e exploratória. Objetivou-se conhecer a realidade da prática do acolhimento nas Unidades de Saúde da família no município. Os participantes deste estudo foram as Enfermeiras das USF`s e tutores de crianças e adolescentes da zona urbana do município de Serra Talhada/PE. Os resultados obtidos indicam que a prática do acolhimento é deficitária e algumas delas estão desvinculadas dos preceitos que norteiam o acolhimento e a humanização da atenção aos usuários.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4624
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Gestão Pública Municipal (UAEADTec)

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