Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4556
Título: Análise do tempo mínimo de cura de adesivo de poliuretano utilizado na laminação de filme de poliéster e polietileno
Autor: Brito, Venicius Leony de França
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6624281780568416
Orientador: Fonsêca, Juliana de Castro Macêdo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8869180950884002
Palavras-chave: Adesivo de poliuretano;Isocianato;Infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR))
Data do documento: 29-Nov-2021
Citação: BRITO, Venicius Leony de França. Análise do tempo mínimo de cura de adesivo de poliuretano utilizado na laminação de filme de poliéster e polietileno. 2023. 8 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Materiais) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021.
Abstract: A mixture of solvent-based polyurethane adhesive and ethyl acetate was prepared and applied to 12 μm polyester films with a coating machine, followed by an overlay with a 36 μm lowdensity polyethylene film of thickness. The obtained sample were conditioned in an oven at different temperatures in a humid environment, at intervals of 2, 4, 6, 8, and 24 hours. After this period, the variation of the adhesive cure as a function of temperature and time was endorsed through the analysis of Infrared spectroscopy with Fourier Transform using the Attenuated Total Reflectance technique (FIIR-ATR) with germanium crystal. Through analysis of 2270 cm-1 FTIR band. The aim of this work is to determine the shortest cure time for adhesives used in PET and PE lamination, using Fourier Transform infrared spectroscopy and Attenuated Total Reflectance technique.
Resumo: Uma mistura de adesivo de poliuretano à base de solventes e acetato de etila foi preparada e depositada em filmes de poliéster de 12μm com o auxílio de uma máquina de aplicação de revestimentos, e em seguida sobreposto por um filme de polietileno de baixa densidade de 36 μm de espessura. As amostras obtidas foram acondicionadas em estufa em diferentes temperaturas sob atmosfera úmida, por intervalos de 2, 4, 6, 8 e 24 horas. Após esse período foi avaliada a variação da cura do adesivo em função da temperatura e do tempo por meio da análise de espectroscopia de Infravermelho com Transformada de Fourier utilizando a técnica de Refletância Total Atenuada (FIIR-ATR) com cristal de germânio. Através da análise da banda analítica no comprimento de onda de 2270 cm-1. O trabalho tem como objetivo determinar o menor tempo de cura de adesivo utilizado na laminação de PET e PE, através da espectroscopia no infravermelho com Transformada de Fourier e técnica Reflectância Total Atenuada.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4556
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Materiais (UACSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_artveniciusleonydefrançabrito.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.