Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4545
Título: A gasificação como tecnologia disruptiva em sala de aula em vista a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell
Autor: Sá, Maximiliano Freitas de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8850023711264946
Orientador: Miranda, Antonio Carlos da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3236324734090101
Palavras-chave: Gamificação;Astrofísica;Hertzsprung-Russell, diagrama de;Astronomia;Cartas, diagramas, etc
Data do documento: 20-Jun-2022
Citação: SÁ, Maximiliano Freitas de. A gasificação como tecnologia disruptiva em sala de aula em vista a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Gamification is being used every day for educational and commercial purposes, as it allows the use of advanced computational resources to perceive a new reality, thus promoting the engagement of participants, allowing innovations in the classroom. In essence, it involves the development of models and simulations to understand in a practical and participatory way the exposed content, through the elements and objects developed in games, with the aim of better learning. Disruptive technology follows from a new technological perspective, in view of a new approach that has significantly revolutionized, whether in the market, product or service. The present work aims to develop a research from authors who validate the use of gamification and analyze the applicability of its use, through a game through the Educaplay platform, with items designed to understand the diagram by Hertzsprung Russell. Using qualitative and bibliographic research, in view of the proposed educational product, the product harmonizes with theories that take into account gamification, so through this, the product can be a way to circumvent the lack of teaching materials through the use of of the computer in the teaching of Astronomy? From this, the principle of using gamification to understand the Hertzsprung Russell diagram is presented. It provides here to corroborate proposals for virtual experiments through an environment with interactivity. Through bibliographic research, it is evidenced that, with the inclusion of a gamification platform, it promotes elaborate, engaged and constructive methodological constructions, with this the game proposes to promote and attribute to an educational practice.
Resumo: A gasificação esta a cada dia sendo utilizada para fins educacionais e comerciais, pois permite o uso de recursos computacionais avançados para a percepção de uma nova realidade, com isso ha de se promover o engajamento dos participantes, permitindo inovações em sala de aula. Em sua essência, envolve o desenvolvimento de modelos e simulações para compreender de forma pratica e participativa o conteúdo exposto, por meio dos elementos e objetos desenvolvidos em jogos, com o intuito de uma melhor aprendizagem. A tecnologia disruptiva segue a partir de uma nova perspectiva tecnológica, tendo em vista uma nova abordagem que revolucionou significativamente, seja: no mercado, produto ou serviço. O presente trabalho tem o objetivo em desenvolver uma pesquisa a partir de autores que validam o uso da gasificação e analisar a aplicabilidade de seu uso, por meio de um jogo através da plataforma Educaplay, com itens elaborados para a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Utilizando uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em vista ao produto educacional proposto, o produto harmoniza-se as teorias que levam em consideração a gasificação, assim por meio disso, o produto pode ser uma forma de contornar a falta de materiais didáticos por meio do uso do computador no ensino da Astronomia? A partir disso, e apresentado o principio de utilização da gasificação para compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Prevê aqui, corroborar em propostas de experimentações virtuais através de um ambiente com interatividade. Através da pesquisa bibliográfica, e evidenciado que, com a inclusão de uma plataforma de gasificação, promove construções metodológicas elaboradas, engajadas e construtivas, com isso o jogo propõe fomentar e atribuir a uma pratica educativa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4545
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_maximilianofreitasdesa.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.