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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Antonio Carlos da Silva-
dc.contributor.authorSá, Maximiliano Freitas de-
dc.date.accessioned2023-05-11T11:13:12Z-
dc.date.available2023-05-11T11:13:12Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationSÁ, Maximiliano Freitas de. A gasificação como tecnologia disruptiva em sala de aula em vista a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4545-
dc.descriptionA gasificação esta a cada dia sendo utilizada para fins educacionais e comerciais, pois permite o uso de recursos computacionais avançados para a percepção de uma nova realidade, com isso ha de se promover o engajamento dos participantes, permitindo inovações em sala de aula. Em sua essência, envolve o desenvolvimento de modelos e simulações para compreender de forma pratica e participativa o conteúdo exposto, por meio dos elementos e objetos desenvolvidos em jogos, com o intuito de uma melhor aprendizagem. A tecnologia disruptiva segue a partir de uma nova perspectiva tecnológica, tendo em vista uma nova abordagem que revolucionou significativamente, seja: no mercado, produto ou serviço. O presente trabalho tem o objetivo em desenvolver uma pesquisa a partir de autores que validam o uso da gasificação e analisar a aplicabilidade de seu uso, por meio de um jogo através da plataforma Educaplay, com itens elaborados para a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Utilizando uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, em vista ao produto educacional proposto, o produto harmoniza-se as teorias que levam em consideração a gasificação, assim por meio disso, o produto pode ser uma forma de contornar a falta de materiais didáticos por meio do uso do computador no ensino da Astronomia? A partir disso, e apresentado o principio de utilização da gasificação para compreensão do diagrama de Hertzsprung Russell. Prevê aqui, corroborar em propostas de experimentações virtuais através de um ambiente com interatividade. Através da pesquisa bibliográfica, e evidenciado que, com a inclusão de uma plataforma de gasificação, promove construções metodológicas elaboradas, engajadas e construtivas, com isso o jogo propõe fomentar e atribuir a uma pratica educativa.pt_BR
dc.description.abstractGamification is being used every day for educational and commercial purposes, as it allows the use of advanced computational resources to perceive a new reality, thus promoting the engagement of participants, allowing innovations in the classroom. In essence, it involves the development of models and simulations to understand in a practical and participatory way the exposed content, through the elements and objects developed in games, with the aim of better learning. Disruptive technology follows from a new technological perspective, in view of a new approach that has significantly revolutionized, whether in the market, product or service. The present work aims to develop a research from authors who validate the use of gamification and analyze the applicability of its use, through a game through the Educaplay platform, with items designed to understand the diagram by Hertzsprung Russell. Using qualitative and bibliographic research, in view of the proposed educational product, the product harmonizes with theories that take into account gamification, so through this, the product can be a way to circumvent the lack of teaching materials through the use of of the computer in the teaching of Astronomy? From this, the principle of using gamification to understand the Hertzsprung Russell diagram is presented. It provides here to corroborate proposals for virtual experiments through an environment with interactivity. Through bibliographic research, it is evidenced that, with the inclusion of a gamification platform, it promotes elaborate, engaged and constructive methodological constructions, with this the game proposes to promote and attribute to an educational practice.pt_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAstrofísicapt_BR
dc.subjectHertzsprung-Russell, diagrama dept_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectCartas, diagramas, etcpt_BR
dc.titleA gasificação como tecnologia disruptiva em sala de aula em vista a compreensão do diagrama de Hertzsprung Russellpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8850023711264946pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3236324734090101pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Ensino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

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