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Título: Analema solar: uma sequência didática na construção e embasamento do que permeia no movimento aparente do Sol
Autor: Araújo, Maria de Fátima Lima de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3561385306324256
Orientador: Gonçalves, Rosiberto dos Santos
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4542964526401859
Palavras-chave: Astronomia - Observações;Sequência didática;Analema
Data do documento: 9-Jun-2022
Citação: ARAÚJO, Maria de Fátima Lima de. Analema solar: uma sequência didática na construção e embasamento do que permeia no movimento aparente do Sol. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The celestial observation brought to humanity information that changed certain aspects influencing the format and way of life of society. Specifically, the understanding of daytime sky phenomena contributed to such consolidation. Despite this, over time this information on the celestial positions of the stars became obsolete, leaving serious damages in the perpetuation of this knowledge. In this context, this work proposes the construction of a didactic sequence for 2nd year high school students at ETE Miguel Batista in an attempt to contribute and disseminate this knowledge. The educational product was designed in five stages that make up a didactic sequence, thus developing a case study with pedagogical action. Through readings, debates, virtual and physical experiments, those involved in this proposal were able to build and remodel concepts about Observational Astronomy, rediscovering the celestial horizon without just appreciating it superficially. The importance of experiencing each phase, in their respective orders, is highlighted for a better construction and identification of the main object of study, which was the Analemma.
Resumo: A observação celeste trouxe a humanidade informações que mudaram determinados aspectos influenciando no formato e maneira de vida da sociedade. Especificamente o entendimento dos fenômenos do céu diurno colaboraram com tal consolidação. Apesar disso, ao longo do tempo essas informações de posições celestes dos astros se tornou obsoleta deixando sérios prejuízos na perpetuação desses conhecimentos. Nesse contexto, esse trabalho propõe a construção de uma sequência didática para alunos do 2o ano do Ensino Médio da ETE Miguel Batista na tentativa de contribuir e divulgar esses saberes. O produto educacional foi projetado em cinco etapas que compõem uma sequência didática desenvolvendo assim um estudo de caso com ação pedagógica. Através de leituras, debates, experimentações virtuais e físicas os envolvidos, nessa proposta, puderam construir e remodelar conceitos sobre Astronomia Observacional redescobrindo o horizonte celeste sem apenas apreciá-lo superficialmente. Destaca-se a importância da vivencia de cada fase, nas suas respectivas ordens, para uma melhor construção e identificação do principal objeto de estudo que foi o Analema.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4516
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

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