Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonçalves, Rosiberto dos Santos-
dc.contributor.authorAraújo, Maria de Fátima Lima de-
dc.date.accessioned2023-05-08T13:16:42Z-
dc.date.available2023-05-08T13:16:42Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria de Fátima Lima de. Analema solar: uma sequência didática na construção e embasamento do que permeia no movimento aparente do sol. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Astronomia) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4516-
dc.descriptionA observação celeste trouxe a humanidade informações que mudaram determinados aspectos influenciando no formato e maneira de vida da sociedade. Especificamente o entendimento dos fenômenos do céu diurno colaboraram com tal consolidação. Apesar disso, ao longo do tempo essas informações de posições celestes dos astros se tornou obsoleta deixando sérios prejuízos na perpetuação desses conhecimentos. Nesse contexto, esse trabalho propõe a construção de uma sequência didática para alunos do 2o ano do Ensino Médio da ETE Miguel Batista na tentativa de contribuir e divulgar esses saberes. O produto educacional foi projetado em cinco etapas que compõem uma sequência didática desenvolvendo assim um estudo de caso com ação pedagógica. Através de leituras, debates, experimentações virtuais e físicas os envolvidos, nessa proposta, puderam construir e remodelar conceitos sobre Astronomia Observacional redescobrindo o horizonte celeste sem apenas apreciá-lo superficialmente. Destaca-se a importância da vivencia de cada fase, nas suas respectivas ordens, para uma melhor construção e identificação do principal objeto de estudo que foi o Analema.pt_BR
dc.description.abstractThe celestial observation brought to humanity information that changed certain aspects influencing the format and way of life of society. Specifically, the understanding of daytime sky phenomena contributed to such consolidation. Despite this, over time this information on the celestial positions of the stars became obsolete, leaving serious damages in the perpetuation of this knowledge. In this context, this work proposes the construction of a didactic sequence for 2nd year high school students at ETE Miguel Batista in an attempt to contribute and disseminate this knowledge. The educational product was designed in five stages that make up a didactic sequence, thus developing a case study with pedagogical action. Through readings, debates, virtual and physical experiments, those involved in this proposal were able to build and remodel concepts about Observational Astronomy, rediscovering the celestial horizon without just appreciating it superficially. The importance of experiencing each phase, in their respective orders, is highlighted for a better construction and identification of the main object of study, which was the Analemma.pt_BR
dc.format.extent54 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAstronomia – Observaçõespt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectAnalemapt_BR
dc.titleAnalema solar: uma sequência didática na construção e embasamento do que permeia no movimento aparente do solpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3561385306324256pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4542964526401859pt_BR
dc.degree.levelPós-Graduação Lato Sensupt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationEspecialização em Ensino de Astronomiapt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Ensino de Astronomia (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mariadefatimalimadearaujo.pdf11,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.