Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4506
Título: Escrita colaborativa no ensino da computação: o uso da Wikiversidade como estratégia de aprendizagem.
Autor: Souza Júnior, Givanildo Alfeu de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4907081036880936
Orientador: Araújo, Carlos Julian Menezes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3156174527107999
Palavras-chave: Computação - Estudo e ensino;Escrita colaborativa;Ensino à distância;Aprendizagem;Recursos Educacionais Abertos (REA)
Data do documento: 7-Out-2022
Citação: Souza Júnior, Givanildo Alfeu de. Escrita colaborativa no ensino da computação: o uso da Wikiversidade como estratégia de aprendizagem. 2022. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: With all the technological advances and all their modernity, some educational institutions are still using essentially the same teaching and learning strategies to try to engage students in the learning process. We know that this is not about ignoring our existing teaching structures and means, but rather that we can insert and adapt different ways of learning, in a flexible and knowledge-sharing way. In educational contexts, working with the Wikiversity platform enables the collaborative production of educational resources among teachers and students, disseminating knowledge and research in an accessible and free way. The goal of the work was to investigate that, by using collaborative writing on Wikiversity, it is possible to make information available generating open educational resources, as well as to use this activity as a tool for teaching and learning. In view of this, we decided to report on an experience with a group of students in the Distance Education curricular unit in the Undergraduate and Bachelor courses in Computer Science at the Federal Rural University of Pernambuco. The meetings took place remotely due to the Covid-19 pandemic, where we set goals. During these, there was interaction with the platform’s tools, discussions of the contributions the group hoped to make, and elaboration of collaborative writing on Wikiversity.At the end of the course it was possible to notice that Wikiversity can be used as a teaching tool with a differential through collaborative writing. We concluded this phase of action research by reflecting on the issues involved and the processes that triggered it.
Resumo: Com os avanços tecnológicos e toda a sua modernidade, algumas instituições educacionais ainda continuam usando, essencialmente, as mesmas estratégias de ensino e aprendizagem parar tentar engajar os estudantes no processo formação. Sabemos que não se trata de ignorar as nossas estruturas e meios de ensino já existente, mas sim que podemos inserir e adaptar diferentes formas de aprender, de forma flexível e de partilha de conhecimento. Em contextos educacionais, o trabalho com a plataforma Wikiversidade possibilita a produção colaborativa de recursos educacionais entre professores e estudantes, disseminando conhecimento e pesquisa de forma acessível e livre. O objetivo do trabalho foi investigar que, ao utilizar da escrita colaborativa na Wikiversidade, é possível disponibilizar informações gerando recursos educacionais abertos, bem como utilizar essa atividade como ferramenta para ensino e aprendizagem. Diante disso, resolvemos fazer o relato de uma experiência com um grupo de estudantes na unidade curricular Educação à Distância nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os encontros aconteceram remotamente devido a pandemia da Covid-19, onde traçávamos as metas. Durante estes, houve interação com as ferramentas da plataforma, discussões das contribuições que o grupo esperava fazer e elaboração de escrita colaborativa na Wikiversidade. Ao final da disciplina foi possível perceber que a Wikiversidade pode ser usada como uma ferramenta de ensino com um diferencial através da escrita colaborativa. Concluímos esta fase de ação de pesquisa refletindo sobre os temas envolvidos e os processos que a desencadearam.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4506
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_givanildoalfeudesouzajunior.pdf306,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.