Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAraújo, Carlos Julian Menezes-
dc.contributor.authorSouza Júnior, Givanildo Alfeu de-
dc.date.accessioned2023-05-05T14:32:31Z-
dc.date.available2023-05-05T14:32:31Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.identifier.citationSouza Júnior, Givanildo Alfeu de. Escrita colaborativa no ensino da computação: o uso da Wikiversidade como estratégia de aprendizagem. 2022. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Departamento de Computação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4506-
dc.descriptionCom os avanços tecnológicos e toda a sua modernidade, algumas instituições educacionais ainda continuam usando, essencialmente, as mesmas estratégias de ensino e aprendizagem parar tentar engajar os estudantes no processo formação. Sabemos que não se trata de ignorar as nossas estruturas e meios de ensino já existente, mas sim que podemos inserir e adaptar diferentes formas de aprender, de forma flexível e de partilha de conhecimento. Em contextos educacionais, o trabalho com a plataforma Wikiversidade possibilita a produção colaborativa de recursos educacionais entre professores e estudantes, disseminando conhecimento e pesquisa de forma acessível e livre. O objetivo do trabalho foi investigar que, ao utilizar da escrita colaborativa na Wikiversidade, é possível disponibilizar informações gerando recursos educacionais abertos, bem como utilizar essa atividade como ferramenta para ensino e aprendizagem. Diante disso, resolvemos fazer o relato de uma experiência com um grupo de estudantes na unidade curricular Educação à Distância nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os encontros aconteceram remotamente devido a pandemia da Covid-19, onde traçávamos as metas. Durante estes, houve interação com as ferramentas da plataforma, discussões das contribuições que o grupo esperava fazer e elaboração de escrita colaborativa na Wikiversidade. Ao final da disciplina foi possível perceber que a Wikiversidade pode ser usada como uma ferramenta de ensino com um diferencial através da escrita colaborativa. Concluímos esta fase de ação de pesquisa refletindo sobre os temas envolvidos e os processos que a desencadearam.pt_BR
dc.description.abstractWith all the technological advances and all their modernity, some educational institutions are still using essentially the same teaching and learning strategies to try to engage students in the learning process. We know that this is not about ignoring our existing teaching structures and means, but rather that we can insert and adapt different ways of learning, in a flexible and knowledge-sharing way. In educational contexts, working with the Wikiversity platform enables the collaborative production of educational resources among teachers and students, disseminating knowledge and research in an accessible and free way. The goal of the work was to investigate that, by using collaborative writing on Wikiversity, it is possible to make information available generating open educational resources, as well as to use this activity as a tool for teaching and learning. In view of this, we decided to report on an experience with a group of students in the Distance Education curricular unit in the Undergraduate and Bachelor courses in Computer Science at the Federal Rural University of Pernambuco. The meetings took place remotely due to the Covid-19 pandemic, where we set goals. During these, there was interaction with the platform’s tools, discussions of the contributions the group hoped to make, and elaboration of collaborative writing on Wikiversity.At the end of the course it was possible to notice that Wikiversity can be used as a teaching tool with a differential through collaborative writing. We concluded this phase of action research by reflecting on the issues involved and the processes that triggered it.pt_BR
dc.format.extent10 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComputação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Abertos (REA)pt_BR
dc.titleEscrita colaborativa no ensino da computação: o uso da Wikiversidade como estratégia de aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4907081036880936pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3156174527107999pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciência da Computação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_givanildoalfeudesouzajunior.pdf306,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.