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Título: A saúde mental como política de assistência estudantil: um estudo de caso na Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Silva, Fernanda Enayde Teixeira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1999627469448192
Orientador: Correia Neto, Jorge da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6369240444943934
Palavras-chave: Estudantes;Saúde mental;Fadiga mental;Qualidade de vida;Política pública
Data do documento: 24-Jul-2020
Citação: SILVA, Fernanda Enayde Teixeira da. A saúde mental como política de assistência estudantil: um estudo de caso na Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2020. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: The aspects of welcoming students in the university environment have given rise to research related to the problems of social adaptation and mental health, which often unfold in his academic performance. In this sense, the Higher Education Institutions play a fundamental role in the adaptation and insertion of the student, when they provide the necessary conditions for their stay in the Institution. This research aimed to investigate the student assistance policy related to mental health, as well as the psychosocial difficulties faced by the students of a large northeastern university, the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). As for the methodology, it is characterized as a descriptive study, based on documents. The results demonstrate that UFRPE has a student assistance policy focused on consolidated psychosocial care, but with difficulties in relation to the number of employees and the infrastructure of care, which ends up reflecting on clinical care, leaving issues of promotion and prevention compromised. As a suggestion, it is expected that the units dealing with the subject promote continuous efforts to qualify psychosocial care in a more effective way, constantly promoting policies that evidence a better quality of life and mental health of the students present.
Resumo: Os aspectos relacionados de acolhimento do estudante no ambiente universitário têm suscitado pesquisas relacionadas com os problemas de adaptação social e saúde mental, que muitas vezes se desdobram no seu desempenho acadêmico. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior exercem um papel fundamental na adaptação e inserção do aluno, quando dão as condições necessárias para sua permanência na Instituição. A presente pesquisa, teve como objetivo investigar a política de assistência estudantil relacionada à saúde mental, bem como as dificuldades psicossociais enfrentadas pelos discentes de uma grande universidade nordestina, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Quanto à metodologia, caracteriza-se como um estudo descritivo, de base documental. Os resultados demonstram que a UFRPE tem uma política de assistência estudantil voltada ao atendimento psicossocial consolidada, mas com dificuldades em relação ao quantitativo de servidores e à infraestrutura dos atendimentos, que acaba refletindo no atendimento clínico, ficando questões de promoção e prevenção comprometidas. Como sugestão espera-se que as unidades que tratam do assunto promovam esforços contínuos para qualificar de forma mais efetiva o atendimento psicossocial, promovendo constantemente políticas que evidenciem uma melhor qualidade de vida e saúde mental dos discentes presentes.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4457
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Gestão Pública (UAEADTec)

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