Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4446
Título: Caracterização do cultivo de camarão cinza (Litopenaeus vannamei) na Fazenda Litoral Carcinicultura, Igarassu - PE.
Autor: Vilarim, Yago Victor Taurino
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5991177713045647
Orientador: Silva, Luis Otávio Brito da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3365265235618078
Palavras-chave: Camarão - Criação;Carcinicultura
Data do documento: 23-Mai-2022
Citação: Vilarim, Yago Victor Taurino. Caracterização do cultivo de camarão cinza (Litopenaeus vannamei) na Fazenda Litoral Carcinicultura, Igarassu - PE. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumo: A carcinicultura se destaca entre as demais modalidades de aquicultura pelo alto valor econômico do camarão no mercado, que vem crescendo em ritmo acelerado, tornando-se uma das atividades do agronegócio mais rentáveis do Brasil. Este trabalho objetivou descrever a experiência adquirida em uma fazenda de camarão marinho, da empresa Litoral Carcinicultura, localizada no município de Igarassu – Pernambuco, no período de 01 de setembro a 12 de novembro de 2021. Foi possível vivenciar todas as etapas relacionadas ao cultivo do camarão marinho, Litopenaeus vannamei, nas suas diversas fases de desenvolvimento e dentre as atividades desenvolvidas no estágio supervisionado obrigatório destacam-se: preparação e manejo dos tanques berçários, processos de fertilização, recebimento e aclimatação de pós-larvas, manejo alimentar, monitoramento da qualidade de água e transferência das pós-larvas para os viveiros de engorda. Na etapa de engorda foi possível acompanhar a preparação dos viveiros, povoamento, manejo alimentar, biometrias, despesca e comercialização. Todas essas atividades têm sua importância no processo produtivo (engorda) e, aliando o conhecimento teórico à execução na prática podem promover a redução de possíveis perdas (por mortalidade) e aumento da produtividade, buscando otimizá-la. A experiência adquirida durante o estágio proporcionou ampliar os conhecimentos sobre as práticas envolvidas na carcinicultura, principalmente na fase de berçário e engorda do camarão marinho, proporcionando uma visão mais técnica sobre as fases de produção camarão, permitindo o desenvolvimento pessoal e profissional. A partir dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, experiências vividas em visitas técnicas outros estágios, foi possível elaborar uma análise crítica e sugerir práticas que podem ser modificadas na rotina da Litoral Carcincultura a fim de, melhorar os futuros ciclos de produção e a qualidade de trabalho.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4446
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_yagovictortaurinovilarim.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.