Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4440
Título: Cultivo de camarão marinho (Litopenaeus vannamei) na Fazenda Aqualuna Ltda, Lucena - PB.
Autor: Canedo, Marcos Túlio Bull
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5093209067891773
Orientador: Silva, Luis Otávio Brito da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3365265235618078
Palavras-chave: Camarão - Criação;Carcinicultura
Data do documento: 15-Jul-2019
Citação: Canedo, Marcos Túlio Bull. Cultivo de camarão marinho (Litopenaeus vannamei) na Fazenda Aqualuna Ltda, Lucena - PB. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: O presente trabalho é um relato do estágio supervisionado obrigatório realizado nos meses de outubro a dezembro de 2018 nas dependências da fazenda Aqualuna, localizada na cidade de Lucena – PB. A empresa Aqualuna Aquacultura LTDA é o principal produtor do camarão cinza (Litopenaeus vannamei) da cidade de Lucena e atua há 15 anos no mercado. O empreendimento possui uma área produtiva de 90 ha, onde realiza-se sete ciclos ano com produtividade média de 185 kg/ha/ciclo nos viveiros semi-intensivos e no sistema intensivo quatro ciclos ano com produtividade de 7.425 kg/ha/ciclo. O estágio curricular na empresa teve como principal objetivo o contato com a realidade empresarial na área da Aquicultura, integrando as mais diversas rotinas da instalação, tais como manejo de produção, comercialização, controle de estoque e manutenção. A fazenda conta com sistema bifásico com uma fase de berçário na qual são povoados com PL10 e são cultivadas em condições especiais durante o período de 30 dias, na fase seguinte são transferidas para os viveiros de engorda ou para tanques raceway, no qual permanecem até atingir peso médio de 10g. Durante o cultivo são realizadas biometrias semanais para reajuste da ração e acompanhamento do crescimento. Semanalmente é realizada análise de água, onde são mensurados os parâmetros como amônia total, alcalinidade e os sólidos sedimentáveis. A comercialização dos camarões é realizada semanalmente nas instalações da fazenda.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4440
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_marcostúliobullcanedo.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.