Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4349
Título: Aprimoramento da situação hidrológica: apoio a gestão hídrica dos reservatórios DNOCS CEST-PE
Autor: Ferreira, Pedro Henrique Rodrigues
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4852039726815394
Orientador: Silva, Vicente de Paulo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3590522665927472
Palavras-chave: Desenvolvimento de recursos hídricos;Administração;Reservatórios;Barragens e açudes
Data do documento: 2020
Citação: FERREIRA, Pedro Henrique Rodrigues. Aprimoramento da situação hidrológica: apoio a gestão hídrica dos reservatórios DNOCS CEST-PE. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Agrícola e Ambiental) – Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: Decorridos mais de 24 anos da instituição da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) promulgada pela Lei das Águas, Lei n° 9.433, de 08 de janeiro de 1997, determinado que a gestão dos recursos hídricos fosse realizada de forma descentralizada, integrada e participativa. Apesar de ser evidente suas contribuições para a gestão dos recursos hídricos brasileira, nota-se ainda que falhas e lacunas a serem corrigidas. O objetivo deste Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) é realizar a integração dos dados de cotas e volumes dos reservatórios do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) CEST-PE, visando alcançar um melhor monitoramento destes. Atualmente o DNOCS representa uma instituição pública secular, detentor de um gigantesco patrimônio. Órgão este que se encontra com problemas de investimentos há um tempo. Nesse sentido, a sistematização dos dados de nível d’agua vem como forma de facilitar a gestão das barragens desta Autarquia Federal, como também agilizar o atendimento de demandas internas e externas. O trabalho resultou na constituição de planilhas automatizadas, construção de gráficas, elaboração de diagramas e recuperação de dados através do acervo da instituição.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4349
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Agrícola e Ambiental (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_pedrohenriquerodriguesferreira.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.