Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4330
Título: Determinação da composição química do óleo essencial e substâncias voláteis das flores Bauhinia variegata L.
Autor: Nascimento, Amanda Laysa Silva
Orientador: Câmara, Cláudio Augusto Gomes da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5615678215435460
Palavras-chave: Bauhinia;Composição química;Compostos voláteis;Essências e óleos essenciais
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: Nascimento, Amanda Laysa Silva. Determinação da composição química do óleo essencial e substâncias voláteis das flores Bauhinia variegata L. 2021. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Departamento de Química, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Bauhinia variegata L., comumente conhecida como pata de camelo, é uma árvore de folha caduca de tamanho médio pertencente à família Fabaceae. É usada tradicionalmente contra bronquite, lepra, tumores e úlceras. Pesquisadores relatam o efeito antibacteriano, antioxidante, antiinflamatório e anticarcinogênico de extratos da planta. As folhas de B. variegata apresentam em sua composição química compostos da classe dos flavonóides (Agrawal, 2009). Os constituintes voláteis das flores de Bauhinia variegata foram obtidos através da técnica de hidrodestilação, micro-ondas, headspace e extração com hexano. Onde foram analisados por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massa (CG-EM). O objetivo foi identificar a composição química dos constituintes voláteis presentes nas flores da B. bariegata obitidos por diferentes metodologias afim de Comparar a composição dos voláteis obtidos. Análises por CG-EM dos óleos das flores revelaram 40 compostos no qual foi empregado diferentes técnicas de extração realizada para obtenção dos constituintes voláteis de B. Variegata cujo mostraram perfis diferentes. Os principais constituintes encontrados foram o epi-α-muurolol, β-cariofileno, cis-muurola-4(14),5-diene, germacreno D e Isolongifolan-7-α-ol e 1,10-di-epi-cubenol.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4330
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Química (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_amandalaysasilvanascimento.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.