Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4322
Título: Desafios e possibilidades de uma experiência estético-formativa com crianças de 6 a 8 anos em período de pandemia da COVID-19.
Autor: Pinto, Giulia de Souza Neves Gomes
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1966604990924243
Orientador: Souza, Ana Paula Abrahamian de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5944309643014109
Palavras-chave: Arte na educação;Experiência Extra-Escolar;Educação não-Formal
Data do documento: 2-Mar-2021
Citação: Pinto, Giulia de Souza Neves Gomes. Desafios e possibilidades de uma experiência estético-formativa com crianças de 6 a 8 anos em período de pandemia da COVID-19. 2021. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The terms Art, Education and non-formal spaces, in this research, are related by the perspective of comprehension that education through Art can, and should problematize the reality of children by the social, political and cultural aspects and all their complexity. Therefore, we seek to understand the power of Art / Education in aesthetic experiences in children with the aged 6 to 8 years, in Carmo’s Square, Olinda-PE, during the COVID-19 pandemic. Understanding that this study objective was to provide a formative aesthetic experience for children, in an outsider place, it was necessary to analyze, study and observe, but, above all, to act, aligning itself in the perspective of action Research. Therefore, methodological instruments was used, such as deepening in readings and official documents, participant observation in some moments and non-participation in others, and the use of videographic and photographic resources to capture the meanings of the experience and to build an art exposition. From the analysis of the intervention, was possible to observe Art as an epistemological area through the actions and knowledge acquired by the childrens, showing that Art, non-formal spaces, experiences and Education, when together, is an essential mechanism for development critical, social and political individual.
Resumo: Nessa pesquisa, os termos arte, educação e espaços não formais se relacionam na perspectiva de compreender que a educação através da arte pode, e deve, problematizar a realidade sócio-político-cultural das crianças em toda sua complexidade. Para isso, buscamos compreender a potência da Arte/Educação em experiências estéticas, com crianças de 6 a 8 anos, na praça do Carmo, em Olinda-PE, durante a pandemia da COVID-19. Entendendo que esse estudo teve como objetivo oportunizar uma experiência estética formativa para crianças, em um espaço não escolarizado, foi necessário analisar, estudar e observar, mas, acima de tudo, agir, alinhando-se na perspectiva da Pesquisa ação. Para isso, foram utilizados instrumentos metodológicos como o aprofundamento em leituras e documentos oficiais, observação participante em alguns momentos e a não participante em outros e a utilização de recursos videograficos e fotográficos para a captura dos significados da experiência e para a construção de uma exposição. A partir da análise da intervenção, foi possível observar a Arte enquanto campo epistemológico através das ações e conhecimentos adquiridos pelas crianças, mostrando que a Arte, os espaços não formais, as experiências e a Educação, quando juntas integralmente é um mecanismo essencial para o desenvolvimento crítico, social e político do indivíduo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4322
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_giuliadesouzanevesgomespinto.pdf3,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.