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Título: Percepções sobre o corpo e o movimento na primeira infância: um estudo com docentes da Educação Infantil na cidade do Recife.
Autor: Souza, Alanna Marques Moraes Portela de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2045504029736560
Orientador: Souza, Ana Paula Abrahamian de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5944309643014109
Palavras-chave: Educação infantil Corporeidade Educação pelo movimento;Prática pedagógica;Corporeidade;Educação pelo movimento
Data do documento: 3-Dez-2021
Citação: Souza, Alanna Marques Moraes Portela de. Percepções sobre o corpo e o movimento na primeira infância: um estudo com docentes da Educação Infantil na cidade do Recife. 2021. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Research on the body and the children's movement has made several advances over the last 25 years, moving through academia and legal instances. However, in the materiality of Early Childhood Education institutions, it is common to observe crystallized practices in the use of the body that, despite working with the movement, still do so in a disciplining way. In this sense, this research focused on public schools in the city of Recife, in order to understand which conceptions guide the pedagogical practices of Kindergarten teachers. The methodology, with a qualitative approach, favored fieldwork through semi-structured interviews, carried out with active teachers, as well as the analysis of official documents. Data analysis, referenced in Content Analysis, was performed from the following categories: conception of childhood, conception of body and movement, conception of educational practices of movement and space and its uses. The data indicate that, although the educators are able to demonstrate a broad understanding of the importance of working with the body and movement, they have limitations for exercising effective practices, such as physical space, lack of materials and training that meet their realities. This finding points to the need for a careful look at educational systems in topics such as the body and movement, considering them as fundamental investments in comprehensive education for early childhood.
Resumo: As pesquisas acerca do corpo e o movimento infantil apresentaram diversos avanços nos últimos 25 anos, transitando no meio acadêmico e instâncias legais. Entretanto, na materialidade das instituições de Educação Infantil, é comum observarmos práticas cristalizadas do uso do corpo que, apesar de trabalharem com o movimento, o fazem de forma ainda disciplinadora. Neste sentido, esta pesquisa se debruçou nas escolas públicas da cidade do Recife, a fim de compreender quais as concepções que norteiam as práticas pedagógicas dos professores da Educação Infantil. A metodologia, de abordagem qualitativa, privilegiou o trabalho de campo por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com professoras atuantes, bem como a análise de documentos oficiais. A análise de dados, referenciada na análise de conteúdos, foi realizada a partir das categorias: concepção de infância, concepção de corpo e movimento, concepção de práticas educativas de movimento e o espaço e seus usos. Os dados indicam que, apesar das educadoras serem capazes de demonstrar amplo entendimento sobre a importância do trabalho com o corpo e o movimento, possuem limitações para o exercícios de práticas efetivas, como o espaço físico, carência de materiais e formações que atendam suas realidades. Essa constatação aponta para a necessidade de um olhar atento dos sistemas educacionais em pautas como o corpo e o movimento, considerando-os como investimentos fundamentais numa educação integral para a primeira infância.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4321
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