Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4317
Título: Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE.
Autor: Queiroz, Shany Lira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8239910414586501
Orientador: Faria, Andréa Alice da Cunha
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/9061416520602275
Palavras-chave: Educação rural;Tecnologia e educação;Mídia digital
Data do documento: 3-Nov-2020
Citação: Queiroz, Shany Lira de. Desenvolvimento de mídias digitais na educação do campo: o Projeto DEMULTS em escolas municipais de Vicência - PE. 2020. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies (DICTs) that expand their domain and become progressively more present in the daily lives of societies in the contemporary world. However, in the rural regions of Brazil, the numbers related to access to digital technological goods are still lower than the urban regions of the country. Evidenced as potentialities of these technologies in producing and sharing content, the need for their insertion in rural schools is pointed out, taking into consideration, essentially, the principles of Rural Education, after decades of effort by social movements in favor of its construction. Understanding this problem, in 2019, the research group DEMULTS (Educational Development of Sustainable Multimedia) developed a project aimed at the context of Rural Education. This group, which has been active since 2011, aims to promote learning through media development Digital using a participative/cooperative methodology that puts the student as an agent of knowledge construction. The researcher joined the project team, participating in all its development, in the municipality of Vicência-PE, which is why the study is organized as participant research. The objective of the present study was to analyze how changes in the DEMULTS methodology resulted from its application in the context of Rural Education. As the main results of the analysis of these modifications, it was possible to identify an alignment with the principles of Rural Education, in addition to the inclusion of agricultural technicians, making a participatory/collaborative learning network in the process of building digital artifacts, aimed at valuing knowledge and of rural culture. An in-depth analysis of the above changes plus relevant reflections on the use of DICTs in the context of Rural Education.
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) vêm expandindo seu domínio e se tornam progressivamente mais presentes no cotidiano das sociedades do mundo contemporâneo. Entretanto, nas regiões rurais do Brasil, os números relativos ao acesso a bens tecnológicos digitais ainda são significativamente inferiores aos das regiões urbanas do país. Evidenciadas as potencialidades destas tecnologias em produzir e compartilhar conteúdos aponta-se a necessidade de sua inserção nas escolas do campo, levando em consideração, essencialmente, os princípios da educação do campo, estabelecidos após décadas de esforço dos movimentos sociais em prol de sua construção. Compreendendo esta problemática, em 2019, o grupo de pesquisa DEMULTS (Desenvolvimento Educacional de Multimídias Sustentáveis), elaborou um projeto voltado para o contexto da educação do campo. Este grupo, em atividade desde o ano 2011, visa favorecer a aprendizagem através do desenvolvimento de mídias digitais utilizando uma metodologia participativa/cooperativa na qual o/a estudante ocupa papel de agente ativo/a na construção do seu conhecimento. A pesquisadora passou a integrar a equipe do projeto, participando de todo o seu desenvolvimento, no município de Vicência-PE, razão pela qual o estudo organiza-se como pesquisa participante. O objetivo do presente estudo foi compreender os fatores que motivaram as modificações na metodologia do DEMULTS decorrentes da sua aplicação no contexto da educação do campo. Como principais resultados da análise dessas modificações foi possível identificar um alinhamento com os princípios da educação do campo, além da inclusão de técnicos agrícolas, efetivando uma rede de aprendizagem participativa/colaborativa no processo de construção de artefatos digitais, voltados para a valorização dos saberes e da cultura campesina. A análise profunda das modificações acima descritas acrescenta reflexões pertinentes sobre o uso de TDICs no contexto da educação do campo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4317
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_shanyliradequeiroz.pdf750,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.