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Title: Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino-aprendizagem
Authors: Alves, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/1845991404281923
metadata.dc.contributor.advisor: Luna, Ewerton Ávila dos Anjos
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/0502123155013190
Keywords: Língua portuguesa;Livros didáticos;Material didático;Prática docente
Issue Date: 26-Feb-2021
Citation: ALVES, Mírian Rafaelly Malafaia da Silva. Livro didático de língua portuguesa: estratégias para a escolha e o uso no processo de ensino aprendizagem. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The textbook is an extremely present material in Brazilian schools, but its use requires creative strategies from the teacher to circumvent the obstacles that may arise. Considering this, this study aimed to analyze the pedagogical practice of a teacher from the early years of an elementary school in the face of the use of the Portuguese language textbook in a school in the municipal network of Recife / PE. Some of the steps that were taken were to identify the process of choosing the textbook for the observed teacher, as well as to detect the strategies for using that book during class and its results in the students' teaching-learning process. For this purpose, in this case study the semi-structured interview was used as a method for data collection, followed by the study of the data guided by the content analysis of Bardin (2016) and the theoretical research on the theme (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). From this investigation, one can perceive the importance of this didactic material for teaching practice, but its use should not inhibit their autonomy in the classroom. Finally, through the whole study, it was possible to confirm the importance of the presence of the textbook for teaching practices, but that there is also relevance in teaching autonomy both during the choice of material and in the course of its use.
Description: O livro didático é um material extremamente presente nas escolas brasileiras, mas o seu uso requer estratégias criativas do docente para driblar os obstáculos que venham a surgir. Considerando isso, este estudo teve como objetivo analisar a prática pedagógica de uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental diante da utilização do livro didático de Língua Portuguesa em uma escola da rede municipal do Recife/PE. Alguns dos passos galgados foram identificar como é o processo de escolha do livro didático pela professora observada, bem como detectar as estratégias de uso desse livro durante a aula e os seus resultados no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. Para tanto, neste estudo de caso foi utilizado como método para coleta de dados a entrevista semiestruturada, seguida pelo estudo dos dados guiada pela análise de conteúdo de Bardin (2016) e o levantamento teórico acerca do tema (SUASSUNA, 2000; OLIVEIRA, 2014). A partir dessa investigação pode-se perceber a importância desse material didático para a prática docente, mas que seu uso não deve inibir sua autonomia em sala de aula. Por fim, através de todo o estudo realizado foi possível confirmar a importância da presença do livro didático para as práticas de ensino, mas que também há relevância na autonomia docente tanto durante a escolha do material, quanto no decorrer do seu uso.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4314
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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