Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4308
Título: Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE.
Autor: Silva, Mikelly Alice Maria da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9952739977827750
Orientador: Ferraz, Bruna Tarcilia
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2100573722828366
Palavras-chave: Educação inclusiva;Estudantes com deficiência;Ensino superior - Gestão
Data do documento: 23-Nov-2021
Citação: Silva, Mikelly Alice Maria da. Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The word analyzes the relationship between the management and inclusion of students wth disabilities at the higher education level presente in the degree course in pedagogy at the Federal Rural University of Pernambuco. In addition, it seeks to identify the conception of the management of such a course on the inclusion of students with disabilities, the paths of democratization, access, quality and permanence of these students, as well as to understand the challenges on the perspectives of managers regarding the inclusion of studentes with disabilities. Through a literature review, we sought to build the theoretical framework through a discussion that raises questions about inclusion in the university. To achieve the proposed objective, the research was a qualitative and began with the exploratory phase, gathering the information through document analysis on the PPC of the course and, to enrich the discussion, semi- tructured interviews were conducted with the coordinators and with the administrative assistant. Discourse analysis is used as a method for processing the information collected from the research.
Resumo: O trabalho analisou a relação da gestão do curso e inclusão dos alunos com deficiência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, buscou identificar a concepção da gestão do curso sobre a inclusão de alunos com deficiência, os caminhos de democratização, acesso, qualidade e permanência desses estudantes, bem como compreender os desafios sobre as perspectivas dos gestores em relação à inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Superior. Por meio da revisão da literatura, procuramos construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe problematizações a respeito da inclusão na universidade. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa foi de cunho qualitativo e teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio da análise documental sobre o PPC do curso e, para enriquecer a discussão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e com a auxiliar administrativa. A análise de Discurso foi utilizada como metodologia de tratamento das informações colhidas com a pesquisa.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4308
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mikellyalicemariadasilva.pdf430,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.