Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4306
Título: Contar histórias na Educação Infantil: um estudo de caso da prática de uma professora
Autor: Lira, Mariana Santana de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3042538389788129
Orientador: Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7731108870085614
Palavras-chave: Arte de contar histórias;Educação infantil;Prática pedagógica
Data do documento: 5-Jul-2021
Citação: LIRA, Mariana Santana de. Contar histórias na Educação Infantil: um estudo de caso da prática de uma professora. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The present work aimed to understand how a teacher performs the work of storytelling in a group 3 kindergarten class (children from 3 to 4 years old), more specifically, to analyze the teacher's conception about the work involving storytelling; to analyze how she plans her classes; to characterize what she does and prioritizes in her routine. For this, we used a qualitative case study. For data analysis we were inspired by content analysis (cf. BARDIN, 2016). We used as instruments for data collection: total observation, the questionnaire (cf. GIL,1999) and the semi-structured interview (cf. LUDKE AND ANDRÉ, 1986). The results pointed out that storytelling is part of the routine of this early childhood education group. The teacher planned the moments involving storytelling; she selected the story to be worked on with the children; she systematized the actions when practicing the narratives; she organized the spaces; she prepared the didactic resources that would be used at the moment of storytelling. We noticed that the teacher prioritized the activity of retelling. She also performed activities related to the stories told, such as: collective text construction, with the teacher as the scribe of the text; painting activities to identify characters and scenarios of the stories. The study showed an organized pedagogical practice on the part of the teacher, regarding the planning for the practice of storytelling. The study also revealed that storytelling is a pedagogical tool that enables various cognitive, social and affective learning, corroborating the studies of LACERDA (2015). Our study also showed the relevance of continued training for early childhood education teachers, regarding storytelling, perceiving it as a significant and powerful pedagogical tool for the development of children. Regarding the development of oral language, the practice of storytelling seems to have positively influenced the development of orality, because, like Carvalho et. al. (2019), we perceived that it can allow children to expand their vocabulary, learn to explain, opine, as well as favor social interaction.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender como uma docente realiza o trabalho de contação de histórias em uma turma da educação infantil grupo 3 (crianças de 3 a 4 anos), mais especificamente, analisar a concepção da docente sobre o trabalho envolvendo a contação de histórias; analisar como planeja suas aulas; caracterizar o que faz e prioriza em sua rotina. Para isso, utilizamos de um estudo de caso, de natureza qualitativa. Para análise dos dados nos inspiramos na análise de conteúdo (cf. BARDIN, 2016). Utilizamos como instrumentos para coleta de dados: a observação total, o questionário (cf. GIL,1999) e a entrevista semiestruturada (cf. LUDKE E ANDRÉ, 1986). Os resultados apontaram que a contação de histórias faz parte da rotina deste grupo da educação infantil. A professora planejou os momentos envolvendo a contação de histórias; selecionava a história a ser trabalhada com as crianças; sistematizava as ações ao praticar as narrativas; organizava os espaços; preparava os recursos didáticos que seriam utilizados no momento da contação de histórias. Percebemos que a docente priorizou a atividade do reconto. Também realizou atividades relacionadas às histórias contadas, tais como: atividade de construção de texto coletivo, sendo a professora a escriba do texto; atividades de pinturas, para identificar personagens e cenários das histórias. O estudo demonstrou, uma prática pedagógica organizada por parte da professora, no que se refere ao planejamento para a realização da prática de contar histórias. O estudo ainda após revelou que a contação de histórias é um instrumento pedagógico que possibilita diversas aprendizagens cognitivas, sociais, afetivas, corroborando com os estudos de LACERDA (2015). Nosso estudo também evidenciou a relevância de formações continuadas aos professores da educação infantil, quanto à contação de histórias, percebendo-a como um instrumento pedagógico significativo e potente para o desenvolvimento das crianças. Em relação ao desenvolvimento da linguagem oral, a prática da contação de histórias parece ter influenciado de maneira positiva o desenvolvimento da oralidade, pois, assim como Carvalho et. al. (2019), percebemos que pode permitir às crianças ampliarem o vocabulário, aprender a explicar, opinar, bem como favorecer a interação social.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4306
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marianasantanadelira.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.