Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4305
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, Maria Jaqueline Paes de-
dc.contributor.authorBarros, Maria Elaine de-
dc.date.accessioned2023-03-31T19:16:54Z-
dc.date.available2023-03-31T19:16:54Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationBARROS, Maria Elaine de. A relação do cuidar e educar na prática pedagógica da auxiliar de desenvolvimento infantil na rede municipal de Recife - PE. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4305-
dc.descriptionEsta monografia teve como objetivo compreender os aspectos pedagógicos do trabalho do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) em uma instituição municipal de Recife – PE. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram Azevedo (2013), Carvalho (2019) e Souza (2012). O problema de pesquisa buscou compreender quais os aspectos pedagógicos inseridos na prática da ADI. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu mediante observação participante. A técnica empregada na análise dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Através da análise dos dados obtidos, constatou-se que o aspecto pedagógico do trabalho do ADI está relacionado à indissociabilidade entre cuidar e educar na educação infantil, demandando que as atividades de cuidado estejam sempre relacionadas com o ato educativo. Constatou-se também que a ADI e a professora da turma mantiveram uma relação de complementaridade do trabalho em sala, na qual as atividades de cuidado eram integradas às atividades educativas, demonstrando uma compreensão da concepção do princípio da indissociabilidade entre cuidar e educar na educação infantil.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of the present undergraduate thesis was got to know of pedagogical aspects developed by teacher assistant at an early childhood school of municipal basic education in Recife PE. The main authors who supported the research were Azevedo (2013), Carvalho (2019) and Souza (2012). Thus, this study was aimed to understand the dichotomy the principles educating and caring on professional skills of the teacher assistant. The research is characterized as a study case, following the qualitative framework and the participant watching technique were used such as instruments to the data collecting. Findings reveal that educating and caring pedagogical aspects are factors inseparable in the teacher assistant‟s work and therefore their aspects should be carried together on education act. Additionally, we now highlight that both the teacher assistant and teacher doing your jobs in an integrated and complementary manner, thereby it shows that each one has the knowledge how education and care are intrinsically related to your own roles.pt_BR
dc.format.extent41 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
dc.titleA relação do cuidar e educar na prática pedagógica da auxiliar de desenvolvimento infantil na rede municipal de Recife - PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9755289492514554pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educaçãopt_BR
Appears in Collections:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_mariaelainedebarros.pdf757,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.