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Título: Educação em espaços de privação de liberdade: uma análise das diretrizes nacionais para oferta da educação em estabelecimentos penais
Autor: Silva, Karonlaynne Kerla Lima da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9432011102429697
Orientador: Miranda, Humberto da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1254987493556824
Palavras-chave: Educação na prisão;Política pública;Educação de jovens e adultos;Prisioneiros - Educação
Data do documento: 29-Nov-2021
Citação: SILVA, Karonlaynne Kerla Lima da. Educação em espaços de privação de liberdade: uma análise das diretrizes nacionais para oferta da educação em estabelecimentos penais. 2021. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The present work seeks to understand and analyze how conceptions of the pedagogical field are presented for the education of individuals in deprivation of liberty, presented in the official document entitled as National Guidelines for the Offer of Education in Penal Establishments. Through documentary research, we reached our general objective using content analysis, with the delimitation of three essentially articulated specific objectives. The choice of this theme arose out of the need to learn about public educational policies for penal establishments and how the guiding documents for the construction of the school's curriculum and the pedagogical practice of education professionals in these spaces are articulated. The main authors who supported this research were Paulo Freire, Elenice Cammarosano Onofre, Arlindo da Silva Lourenço and Elionaldo Fernandes Julião. We seek to answer whether the document that guides the pedagogical guidelines for education in penal establishments is in line with the vision of a humanizing education, aimed at maintaining freedom and autonomy, adopted by theorists who are references in the field. The analysis of the results found directions that take into account the principles of Popular Education and Autonomy, presenting concepts consistent with Freire's pedagogical practice and having an extremely relevant educational value to conduct the teaching-learning process of this population.
Resumo: O presente trabalho busca compreender e analisar como se apresentam concepções do campo pedagógico para a educação de indivíduos em privação de liberdade, dispostos no documento oficial intitulado como Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Através da pesquisa documental, chegamos ao nosso objetivo geral utilizando a análise de conteúdo, com a delimitação de três objetivos específicos essencialmente articulados. A escolha desse tema surgiu pela necessidade de aprender sobre as políticas públicas educacionais para estabelecimentos penais e como estão articulados os documentos orientadores da construção curricular da escola e da prática pedagógica dos profissionais da educação nesses espaços. Os principais autores que embasaram esta pesquisa foram Paulo Freire, Elenice Cammarosano Onofre, Arlindo da Silva Lourenço e Elionaldo Fernandes Julião. Procuramos responder se o documento que norteia os direcionamentos pedagógicos para a educação em estabelecimentos penais está em consonância com a visão de uma educação humanizadora, voltada para a manutenção da liberdade e autonomia, adotada por teóricos que são referências no campo. A análise dos resultados constatou direcionamentos que levam em conta os princípios da Educação Popular e Autonomia, apresentando concepções condizentes com a prática pedagógica freireana e possuindo um valor educativo extremamente relevante para conduzir o processo de ensino-aprendizagem dessa população.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4289
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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