Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4282
Título: A arte urbana como possibilidade de experiências estéticas na educação infantil
Autor: Nascimento, Joyce Marcelle Guerra do
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1629631655958581
Orientador: Souza, Ana Paula Abrahamian de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5944309643014109
Palavras-chave: Educação infantil;Arte;Prática pedagógica;Arte de rua;Grafite
Data do documento: 3-Mar-2021
Citação: NASCIMENTO, Joyce Marcelle Guerra do. A arte urbana como possibilidade de experiências estéticas na educação infantil. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: La investigación en cuestión se propuso analizar, a partir de experiencias estético-pedagógicas con Arte Urbano, los desafíos y posibilidades de la formación estética en los procesos educativos en el jardín de infantes. Tomamos como objetivos específicos: (1) Identificar cómo los niños perciben las manifestaciones del arte urbano en diferentes producciones artísticas; (2) Relacionar la vida cotidiana de los niños con el arte urbano; y (3) Analizar las aportaciones estéticas desde las prácticas pedagógicas de la enseñanza del arte urbano con niños. En este sentido, buscamos observar la potencialidad de la producción de grafitis en las paredes de la ciudad desde el punto de vista de los niños. La investigación-acción se tomó como soporte metodológico porque nos damos cuenta de la necesidad de una forma de acción planificada de carácter social y educativo, estos aspectos están presentes en la propuesta de este trabajo para desarrollar una acción de intervención en educación infantil con alumnos del grupo V. De esta manera destacamos el trabajo de los grafiteros pernambucanos, y así podemos colaborar con la formación de la mirada sensible de los niños sobre el aspecto estético del grafiti en nuestra ciudad.
Resumo: A pesquisa em tela pretendeu analisar, a partir de experiências estético-pedagógicas com arte urbana, os desafios e possibilidades para a formação estética nos processos educativos escolarizados na educação infantil. tomamos enquanto objetivos específicos: (1) Identificar como as crianças percebem as manifestações de arte urbana nas diferentes produções artísticas; (2) Relacionar o cotidiano das crianças com a arte urbana; e (3) Analisar as contribuições estéticas a partir das práticas pedagógicas do ensino da arte urbana com crianças. Nesse sentido, procuramos observar a potencialidade da produção dos grafites nos muros da cidade a partir do olhar das crianças. A pesquisa-ação foi tomada como aporte metodológico por percebermos a necessidade de uma forma de ação planejada de caráter social e educacional, aspectos esses presentes na proposta desse trabalho de elaboração de uma ação interventiva na educação infantil com estudantes do grupo V. Desta maneira enfatizamos o trabalho de grafiteiros de Pernambuco, podendo assim colaborar com a formação do olhar sensível das infâncias acerca do aspecto estético do grafite em nossa cidade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4282
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_joycemarcelleguerradonascimento.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.