Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4279
Título: A influência familiar na vida escolar dos (as) filhos (as): um estudo de caso em uma escola da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho - PE.
Autor: Alencar, Eulla Paula Barbosa do Nascimento
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9115495196349752
Orientador: Silva, Fabiana Cristina da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6908776370908653
Palavras-chave: Educação - Participação dos pais;Relação escola-família
Data do documento: 10-Fev-2021
Citação: Alencar, Eulla Paula Barbosa do Nascimento. A influência familiar na vida escolar dos (as) filhos (as): um estudo de caso em uma escola da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho - PE. 2021. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: As its main objective, this research was conducted to understand the influence exerted by families in the school life of children on the 1st grade of elementary school of the school network of Municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE. Based on authors such as Nogueira (2005; 2006; 2015), Resende (2013), Andrade (2015), Silva (2015; 2017) and Santo (2013). Based on the methodology based on the content analysis of Junior et. Al (2010) we built nine categories of analysis for a universe of six families. We use the structured interview as the main research tool. The results showed that the main forms of influence exerted by families are: give incentives and examples; transfer from home to school and from school to home; take care for school materials; assist in school activities; participate in class meetings and school celebrations; talk to the teacher and school management. This work shows us the need to continue reflecting on the relationship between family and school and points out the need to better understand the role that each of these institutions play in the lives of the subjects. The active participation families in their children’s school routine, and the influence caused as a result of this participation, is a determining factor for the performance and development of the student throughout this period of time.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a influência exercida pela família na vida escolar de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal do Cabo de Santo Agostinho- PE. Baseamo-nos em autores como Nogueira (2005; 2006; 2015), Resende (2013), Andrade (2015), Silva (2005; 2017) e Santo (2013). A partir da metodologia, baseada na análise de conteúdo de Junior et. al. (2010), construímos nove categorias de análise para um universo de seis famílias. Utilizamos a entrevista estruturada como principal instrumento de pesquisa. Os resultados apontaram que as principais formas de influência realizadas pelas famílias são: incentivar e dar exemplos; realizar o translado de casa para escola e da escola para casa; zelar pelos materiais escolares; auxiliar nas atividade escolares; participar de reuniões e comemorações; conversar com a professora da turma, bem como com a gestão. Esse trabalho nos mostra a necessidade de continuar refletindo sobre as relações entre família e escola e aponta a necessidade de compreender ainda mais o papel que cada uma dessas instituições exerce na vida dos sujeitos, visto que a participação ativa da família no cotidiano escolar dos filhos (as) e a influência causada em decorrência dessa participação é fator determinante para o desempenho e desenvolvimento do (a) aluno (a) durante todo seu período de escolarização.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4279
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Pedagogia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eullapaulabarbosadonascimentoalencar.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.