ALERTA!
O Repositório Institucional da UFRPE passou a funcionar em um novo endereço: arandu.ufrpe.br
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4266| Título: | Vinculando perfis de engajamento ao desempenho acadêmico por meio de análise de redes sociais e análise de agrupamento nos dados de fóruns de discussão |
| Autor: | Oliveira, Pamella Letícia Silva de |
| Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/8863320225621574 |
| Orientador: | Rodrigues, Rodrigo Lins |
| Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/5512849006877767 |
| Palavras-chave: | Redes sociais on-line;Ensino à distância;Algoritmos computacionais;Análise por agrupamento;Avaliação de desempenho |
| Data do documento: | 18-Nov-2021 |
| Citação: | OLIVEIRA, Pamella Letícia Silva de. Vinculando perfis de engajamento ao desempenho acadêmico por meio de análise de redes sociais e análise de agrupamento nos dados de fóruns de discussão. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
| Resumo: | Dada a popularidade crescente da educação a distância, é importante entender como a interação social ocorre nos fóruns de discussão comumente usados nas plataformas que dão suporte a esses cursos - os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Uma vez que interação e engajamento são dois fenômenos entrelaçados na aprendizagem online, e ambos influenciam o desempenho acadêmico. Neste trabalho, aplicamos a Análise de Redes Sociais (SNA) e a análise de agrupamento aos dados de fóruns de discussão para identificar grupos de alunos com diferentes perfis de engajamento. Identificamos quatro perfis e, ao analisarmos as particularidades de cada um e relacioná-los às notas dos alunos, encontramos uma ligação entre os perfis de engajamento e o desempenho acadêmico. Portanto, as características de cada perfil de engajamento identificado em nosso trabalho podem auxiliar professores e gestores na definição de estratégias para aumentar a interação dos alunos no ambiente virtual e, assim, prevenir o abandono. |
| URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4266 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| tcc_art_pamellaleticiasilvadeoliveira.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
