Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Rodrigo Lins-
dc.contributor.authorOliveira, Pamella Letícia Silva de-
dc.date.accessioned2023-03-29T22:26:31Z-
dc.date.available2023-03-29T22:26:31Z-
dc.date.issued2021-11-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Pamella Letícia Silva de. Vinculando perfis de engajamento ao desempenho acadêmico por meio de análise de redes sociais e análise de agrupamento nos dados de fóruns de discussão. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4266-
dc.descriptionDada a popularidade crescente da educação a distância, é importante entender como a interação social ocorre nos fóruns de discussão comumente usados nas plataformas que dão suporte a esses cursos - os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Uma vez que interação e engajamento são dois fenômenos entrelaçados na aprendizagem online, e ambos influenciam o desempenho acadêmico. Neste trabalho, aplicamos a Análise de Redes Sociais (SNA) e a análise de agrupamento aos dados de fóruns de discussão para identificar grupos de alunos com diferentes perfis de engajamento. Identificamos quatro perfis e, ao analisarmos as particularidades de cada um e relacioná-los às notas dos alunos, encontramos uma ligação entre os perfis de engajamento e o desempenho acadêmico. Portanto, as características de cada perfil de engajamento identificado em nosso trabalho podem auxiliar professores e gestores na definição de estratégias para aumentar a interação dos alunos no ambiente virtual e, assim, prevenir o abandono.pt_BR
dc.format.extent20 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAlgoritmos computacionaispt_BR
dc.subjectAnálise por agrupamentopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.titleVinculando perfis de engajamento ao desempenho acadêmico por meio de análise de redes sociais e análise de agrupamento nos dados de fóruns de discussãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8863320225621574pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5512849006877767pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Estatística e Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_pamellaleticiasilvadeoliveira.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.