Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4217
Título: A relevância da criação dos espaços sociais para revelar a dicotomia social no romance O moleque Ricardo de José Lins do Rego.
Autor: Lima, Viviane Chagas de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9879624887510176
Orientador: Silva, Patrícia Soares
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3338975211491767
Palavras-chave: Literatura brasileira;Espaço na literatura;Rego, José Lins do, 1901-1957
Data do documento: 2021
Citação: Lima, Viviane Chagas de. A relevância da criação dos espaços sociais para revelar a dicotomia social no romance O moleque Ricardo de José Lins do Rego. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: El presente ensayo tiene como objetivo presentar un análisis de la creación de espacios sociales en la novela O moleque Ricardo, obra de José Lins do Rego, ubicada en un momento histórico en la ciudad de Recife precisamente a principios de la década de 1920. El recorrido nos introduce en la delimitación del espacio y los conflictos urbanos con sus tipos sociales subalternizados y la convivencia tumultuosa de clases sociales expuestas a los juegos de intereses de los grupos dominantes y la polarización política. El tema utilizó las lecciones del ensayista Osman Lins, con Lima Barreto y el espacio Romanesco (1976), así como las lecciones de Santos y Oliveira, con Sujeto, Ficcional Tiempo and Espacio (2011) y Bourneul y Oullet, con O Universo do Romance (1976). Estos pensadores ayudan, sobre todo, a comprender la complejidad del despliegue de la categoría espacial en la literatura.
Resumo: O presente ensaio tem por objetivo apresentar uma análise da criação dos espaços sociais no romance O moleque Ricardo, obra de José Lins do Rego, situada num momento histórico na cidade de Recife, precisamente, no início dos anos de 1920. A personagem migra dos canaviais, paisagens típicas do interior do nordeste brasileiro, para a cidade grande do Recife. A jornada nos apresenta o delineamento do espaço e os conflitos urbanos com seus tipos sociais subalternizados e a tumultuada convivência das classes sociais expostas aos jogos de interesses dos grupos dominantes e da polarização política. Como aporte teórico para abordar a temática, recorremos às lições do ensaísta Osman Lins, com Lima Barreto e o espaço Romanesco (1976), como também as lições de Santos e Oliveira com o Sujeito, Tempo e Espaço Ficcionais (2011) e Bourneul e Oullet, com O Universo do Romance (1976). Estes pensadores auxiliam, sobretudo, a compreender a complexidade dos desdobramentos da categoria espaço na literatura literária.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4217
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_ens_vivianechagasdelima.pdf146,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.