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Título: O vaso inteligente: uso de design thinking na criação de uma tecnologia Appless para o mercado de jardinagem e paisagismo
Autor: Vasconcelos, Bruna Pereira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/8985198107522049
Orientador: Medeiros, Victor Wanderley Costa de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7159595141911505
Co-orientador : Monteiro, Cleviton Vinicius Fonsêca
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/9362573782715504
Palavras-chave: Sistemas embarcados (Computadores);Design thinking;Jardinagem;Arquitetura paisagística
Data do documento: 1-Jun-2022
Citação: VASCONCELOS, Bruna Pereira. O vaso inteligente: uso de design thinking na criação de uma tecnologia Appless para o mercado de jardinagem e paisagismo. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The COVID-19 pandemic and the need for social distancing led Brazilians to adopt a new habit: growing plants. The sector recorded growth of 10% in 2020, moving R$9.6 billion, according to the Brazilian Institute of Floriculture (Ibraflor). We have applied techniques from the Design Thinking methodology. We carried out interviews with consumers and entrepreneurs in this segment. We detected that the biggest problem faced by people is to follow the care routine that a plant demands correctly. The study aimed to propose a Proof of Concept (PoC) of a smart vase and evaluate the user experience when using it to support domestic plants’ care. Eighty-two people evaluated the Smart Vase. Of these, 90% reported the desire to acquire it, indicating that the method and techniques used in this work effectively enabled a solution that adequately solves the target audience’s problem.
Resumo: A pandemia de COVID-19 e a necessidade do isolamento social levou os brasileiros a adotarem um novo hábito: o cultivo de plantas. O setor registrou crescimento de 10% em 2020, movimentando R$ 9,6 bilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Utilizando técnicas da metodologia de Design Thinking, foram feitas entrevistas com consumidores e empreendedores deste seguimento e detectado que o maior problema enfrentado pelas pessoas é seguir corretamente a rotina de cuidados que uma planta demanda. O estudo teve como objetivo propor uma Prova de Conceito (PoC) de um vaso inteligente e avaliar a experiência do usuário ao utilizá-lo como suporte aos cuidados com plantas domésticas. O Vaso Inteligente foi avaliado por 82 pessoas e destas, 90% relataram o desejo de adquiri-lo, indicando que o método e as técnicas utilizadas neste trabalho foram eficazes e determinantes para construir uma solução que resolve adequadamente o problema do público-alvo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4210
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