Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4201
Título: Lima Barreto e Caio Prado Junior: olhares da ficção e da história sobre a sociedade brasileira.
Autor: Silva Neto, Mirko da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9357090702023832
Orientador: Bezerra, Antony Cardoso
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7274047087168768
Palavras-chave: Literatura brasileira;Historiografia;Realidade;Ficção;Barreto, Lima, 1881-1922;Prado Júnior, Caio, 1907-1990
Data do documento: 2021
Citação: Silva Neto, Mirko da. Lima Barreto e Caio Prado Junior: olhares da ficção e da história sobre a sociedade brasileira. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: En el presente artículo tiene por objeto analizar aspectos coincidentes entre las obras de Caio Prado Junior, Formação do Brasil Contemporâneo, y el Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. El libro de Caio Prado Junior escrito en 1942 hace una retrospección de Brasil Colonial, analisando cuestiones económicas, políticas y sociales que han envolucrado el país hacia de su formación, dado el carácter histórico de este artículo. Por otro lado, tenemos la percepción de la obra ficcional de Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito en 1911, unos años después de la proclamación de la república. Con base en esas dos obras, una de naturaleza literaria, otra de la historia, tiene La intención de indicar sus coincidencias fácticas. Existe, por ejemplo, el ineficaz aparato judicial brasileño interpretado por Caio Prado como una justicia costoso y lenta; y la muy mala prestación adjuducación ficcionalizada por Lima Barreto. La burocracia excesiva de la administrtación pública destacadas por un y por otro, así como los aspectos sociales de nuestro pueblo. Destaca lãs cuestones Morales de los indivíduos, que en su esencia contribuyó poco para la formación de uma pátria libre y trasciende el tiempo.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos coincidentes entre as obras de Caio Prado Junior, Formação do Brasil Contemporâneo, e o Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto. O livro de Caio Prado Junior escrito em 1942 faz um retrospecto do Brasil Colonial, analisando questões econômicas, políticas e sociais que envolveram o país desde sua formação, atendendo-se ao caráter histórico deste artigo. Por outro lado, tem-se a percepção da obra ficcional de Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, escrito em 1911, alguns anos após a Proclamação da República. Com base nessas obras, uma de cunho literário, outra de cunho histórico, pretende-se indicar suas coincidências factuais. Tem-se, por exemplo, o ineficiente aparato judicial brasileiro retratado por Caio Prado como uma justiça cara e morosa; e a péssima prestação jurisdicional ficcionalizada por Lima Barreto. A excessiva burocracia da administração pública destacados por um e por outro, como também aspectos sociais de nosso povo. Sobreleva-se a questão moral do indivíduo, que em seu cerne pouco contribuiu para a formação de pátria livre e transcende-se no tempo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4201
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_mirkodasilvaneto.pdf266,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.