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Título: A recategorização do objeto de discurso quarentena na página do Diário de Pernambuco no Twitter.
Autor: Oliveira, Letícia Júlia Silva de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2641163214633763
Orientador: Almeida, Sherry Morgana Justino de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5332850255576710
Co-orientador : Ranieri, Thaís Ludmila da Silva
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/9800015399149501
Palavras-chave: Linguística textual;Análise do discurso;Categorização (Lingüística);Twitter (Rede social on-line)
Data do documento: 13-Jul-2021
Citação: Oliveira, Letícia Júlia Silva de. A recategorização do objeto de discurso quarentena na página do Diário de Pernambuco no Twitter. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo analizar la recategorización del objeto de discurso cuarentena en la página Diário de Pernambuco de la red social twitter. Nos anclamos en los supuestos teórico-metodológicos de la Lingüística Textual, de Cavalcante et al. (2014; 2019; 2020); Mondada y Dubois (2003), así como otros teóricos. De marzo a julio analizamos los tuits publicados por la página del Diário de Pernambuco en twitter, centrándonos en el objeto del discurso cuarentena, dado el contexto pandémico en el que nos insertamos en 2020. Este escenario dio paso a la adopción de esta medida de confinamiento domiciliario, con el objetivo de contener el avance del COVID-19. Sin embargo, en las redes sociales, esta acción gubernamental fue objeto de fervientes debates en twitter, revelando así opiniones divergentes en cuanto a la adhesión a la misma. Observamos, en las interacciones entre usuario-página, así como usuario-usuario, intensos procesos de recategorización, en los que se demuestra la inestabilidad característica del referente. Con esa perspectiva, se observa que los internautas expresan sus puntos de vista en base a la transformación de este referente, a veces de forma positiva, a veces de forma negativa. En definitiva, es posible observar un abanico de publicaciones con contenido agresivo que pretenden imponer determinadas categorizaciones. En este contexto marcado por la descortesía verbal online, se ve que las interacciones en red demuestren una nueva cara del periodismo, ya que este abre espacio a diversas manifestaciones que no se restringen al campo verbal, explorando también la semiosis múltiple.
Resumo: A pesquisa em tela tem o fito de analisar a recategorização do objeto de discurso quarentena na página Diário de Pernambuco da rede social Twitter. Para tanto, o trabalho está ancorado nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Textual, nas figuras de Cavalcante et al. (2014; 2019; 2020); Mondada e Dubois (2003), bem como outros teóricos. Analisamos, durante os meses de março a julho, os tweets publicados pela página do Diário de Pernambuco, enfocando-nos no objeto de discurso quarentena, visto o contexto pandêmico em que fomos inseridos no ano de 2020. Este cenário instável deu margem à adoção dessa medida de reclusão domiciliar, visando conter o avanço da COVID-19. No entanto, nas redes sociais, tal ação governamental foi alvo de debates fervorosos, como no twitter, revelando, assim, opiniões divergentes quanto à adesão a ela. Diante desse cenário, observamos nas interações entre usuário-página, bem como usuário-usuário, intensos processos de recategorização, em que se demonstra a instabilidade característica do referente. Sob essa ótica, nota-se que os internautas manifestam seus pontos de vista a partir da transformação desse referente, ora de modo positivo, ora de modo negativo. Em suma, é possível observar uma gama de postagens de teor agressivo que visam impor determinadas categorizações. Nesse contexto marcado pela descortesia verbal on-line, é presumível que as interações em rede demonstram uma nova face do jornalismo, posto que este abre espaço para diversas manifestações que não se restringem ao campo do verbal, explorando, também, as múltiplas semioses.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4195
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