Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4191
Título: A dor de Jerusalém: a personificação do espaço nas Lamentações de Jeremias.
Autor: Rabelo, Jônatas Cavalcante
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2243742281829747
Orientador: Pereira, João Batista
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5017161166804446
Palavras-chave: Espaço na literatura;Histórias bíblicas;Narrativa na Bíblia
Data do documento: 2022
Citação: Rabelo, Jônatas Cavalcante. A dor de Jerusalém: a personificação do espaço nas Lamentações de Jeremias. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este trabajo buscó analizar la connotación estética de la ciudad de Jerusalén en el libro bíblico de las Lamentaciones de Jeremías. A partir de las delimitaciones teóricas propuestas por Gaston Bachelard, Osman Lins, Ozíris Borges, Roberto Brandão, Ernst Wendland y Lynell Zogbo, para delinear las concepciones del espacio literario, de la personificación y del género lamentación, se buscó observar los aspectos que constituyen el papel femenino atribuido a la ciudad por Jeremías, mediante la conversión del espacio – la ciudad propiamente dicha – en alguien capaz de manifestarse y sentir emociones. En el texto, la Jerusalén arrasada por las tropas babilónicas se torna una mujer que sufre por causa del oprobio que le sobrevino, debido al castigo divino impuesto por causa de sus propios pecados. A partir de un abordaje que atraviesa los factores teórico, histórico, cultural y estilístico, se percibe un relato repleto de emociones trágicas que permean el contexto de destrucción en el que el profeta estaba inserido. Jeremías otorga un cuerpo, sentimientos y actitudes, además de un corazón y un alma, a la ciudad de Jerusalén, que obtuvo vida y voz, a fin de transmitir su aflicción al lector.
Resumo: Este trabalho buscou analisar a conotação estética da cidade de Jerusalém no livro bíblico das Lamentações de Jeremias. Calcado nos condicionantes teóricos propostos por Gaston Bachelard, Osman Lins, Ozíris Borges, Roberto Brandão, Ernst Wendland e Lynell Zogbo, para delinear as concepções do espaço literário, da personificação e do gênero lamentação, procurou-se observar os aspectos que constituem o papel feminino atribuído à cidade por Jeremias, mediante a conversão do espaço – a cidade propriamente dita – em um alguém capaz de manifestar-se e sentir emoções. No texto, a Jerusalém arrasada pelas tropas babilônicas se torna uma mulher que sofre por causa do opróbio que lhe sobreveio, em decorrência do castigo divino imposto por causa de seus próprios pecados. A partir de uma abordagem que atravessa os fatores teórico, histórico, cultural e estilístico, percebe-se um relato repleto de emoções trágicas que permeiam o contexto de destruição em que o profeta estava inserido. Jeremias outorga um corpo, sentimentos e atitudes, além de um coração e uma alma, à cidade de Jerusalém, que ganhou vida e voz, a fim de transmitir a sua aflição ao leitor.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4191
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_jonatascavalcanterabelo.pdf291,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.