Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4183
Título: Percepção do racismo e a análise crítica do discurso: o caso das telenovelas e a perpetuação do racismo através da língua.
Autor: Silva, Eliézer Ricardo da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4129312300776106
Orientador: Soares, Inaldo Firmino
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0543042624198336
Palavras-chave: Racismo na televisão;Telenovelas;Análise crítica do discurso
Data do documento: 12-Dez-2019
Citação: Silva, Eliezer Ricardo da. Percepção do racismo e a análise crítica do discurso: o caso das telenovelas e a perpetuação do racismo através da língua. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este artículo discute el mantenimiento cultural del racismo desde el punto de vista discursivo considerando las telenovelas que se emitieron en Brasil a través de la televisión desde 1962 hasta 1998. Para esto, se analizó el documental del director Joel Zito Araújo. La película resume el período citado y describe las relaciones de los actores negros en Brasil y sus personajes. En el discurso de los personajes representados por actores negros o personajes blancos, buscamos marcas discursivas que ratifiquen la perpetuación del racismo, porque se cree que las telenovelas no pueden verse solo como una forma de entretenimiento masivo, ya que alcanza niveles muy altos. de audiencia. Este trabajo académico deja en claro que la legislación por sí sola no es suficiente para prohibir el racismo estructural que reina en la mente de una buena parte de los brasileños. Racismo que se identifica a través de expresiones cotidianas. En este punto, el Análisis Crítico del Discurso revela lo que está detrás de la desafortunada democracia racial brasileña, a través del pensamiento de uno de los más grandes teóricos sobre el tema, Teun A. van Dijk. Finalmente, se puede ver la importancia del papel de las telenovelas en el mantenimiento de la concepción racista en Brasil y, por el contrario, como un punto de partida para las preguntas y el combate de esta plaga que tiene su base en el pensamiento colonial de la historia brasileña.
Resumo: Esse artigo discute a manutenção cultural do racismo sob a ótica discursiva considerando as telenovelas que foram veiculadas no Brasil através da televisão a partir do ano de 1962 até 1998. Para isso, foi analisado o filme documentário do diretor Joel Zito Araújo. O filme faz um resumo do período citado e descreve as relações dos atores negros do Brasil e suas personagens. Procura-se buscar na fala dos personagens representados por atores negros ou por personagens brancos, marcas discursivas que ratifiquem a perpetuação do racismo, pois acredita-se que as telenovelas não podem ser vistas apenas como uma forma de entretenimento de massa já que alcança altíssimos índices de audiência. Este trabalho acadêmico deixa evidente que apenas a legislação não é suficiente para banir o racismo estrutural que impera nas mentes de uma boa parte dos brasileiros. Racismo que é identificado através de expressões que se usa no dia a dia. Nesse ponto, a Análise Crítica do Discurso faz desvelar o que há por trás da malfadada democracia racial brasileira, através do pensamento de um dos maiores teóricos da temática, Teun A. van Dijk. Por fim, pode-se ver a importância do papel das telenovelas na manutenção da concepção racista no Brasil e também, em sentido contrário, como ponto de partida para os questionamentos e combate dessa praga que tem suas bases no pensamento colonial da História do Brasil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4183
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_eliezerricardodasilva.pdf666,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.