Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4177
Título: O uso da pontuação em editoriais das fases panfletária, literária e telegráfica.
Autor: Silva, Danielle Caroline Lins
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3727669748999932
Orientador: Gomes, Valéria Severina
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/8893406062883304
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino;Pontuação;Editoriais;Tradição discursiva
Data do documento: 9-Dez-2019
Citação: Silva, Danielle Caroline Lins. O uso da pontuação em editoriais das fases panfletária, literária e telegráfica. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este artículo tiene como objetivo trazar la historicidad del uso de la puntuación en la redacción de editoriales periodísticos en las fases político-panfletaria, literario-independiente y telegráfico-informativo, desde el siglo XIX hasta el siglo XX, que marcan su historicidad de esta tradición discursiva. El corpus está compuesto por siete editoriales, tres de la fase panfletaria y dos de las fases literaria y telegráfica. El análisis es cualitativo, con el objetivo de observar los rastros de cambio y permanencia en la puntuación de los textos que se refieren a cada fase descrita. El apoyo teórico se basa en los preceptos de la tradición discursiva, con Kabatek (2004; 2005; 2006), Gomes (2007), Zavam (2009); y Lingüística sociohistórica, Gomes y Zavam (2018), Camara (2001); Andrade y Gomes (2018). Los resultados indican que en la transición de una fase a otra hubo una transición del uso de la puntuación predominantemente prosódica a una que incluye aspectos, además de aspectos prosódicos, sintácticos, semánticos y pragmáticos. Vincular la enseñanza de la puntuación a estudios como este, es posibilitar expreriencias de enseñanza interdisciplinaria, haciendo que el estudiante vea los múltiples recursos que tiene la lengua y a la vez considerar los más diferentes contextos de producción y propósitos comunicativos.
Resumo: O presente artigo busca traçar a historicidade do uso da pontuação na escrita de editoriais jornalísticos nas fases político-panfletária, literária-independente e telegráfico-informativa, na passagem do século XIX ao XX, que marcam a historicidade dessa tradição discursiva. O corpus é composto de sete editoriais, sendo três da fase panfletária, e dois das fases literária e telegráfica. A análise é de cunho qualitativo, visando observar os traços de mudança e permanência na pontuação dos textos referentes a cada fase descrita. O aporte teórico está pautado nos preceitos da Tradição Discursiva, com Kabatek (2004; 2005; 2006), Gomes (2007), Zavam (2009); e da Linguística Sócio-histórica, Gomes e Zavam (2018), Camara (2001), Andrade e Gomes (2018). Os resultados indicam que na passagem de uma fase a outra houve a transição de um emprego da pontuação predominantemente prosódico para um que contemple aspectos, para além dos prosódicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos. Vincular o ensino da pontuação a estudos como esse, é oportunizar vivências de um ensino interdisciplinar, fazendo o estudante enxergar os múltiplos recursos que a língua dispõe ao considerar os mais diferentes contextos de produção e finalidades comunicativas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4177
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_daniellecarolinelinssilva.pdf322,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.