Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4172
Título: Paranoia ou mistificação?: o olhar de Lobato a propósito da Exposição Malfatti.
Autor: Silva, Ana Paula Santana
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1602563113323477
Orientador: Teixeira, Renata Pimentel
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1789141041884024
Palavras-chave: Modernismo (Arte);Pintura moderna - Séc. XX;Crítica de arte;Malfatti, Anita, 1889-1964
Data do documento: 10-Dez-2019
Citação: Silva, Ana Paula Santana. Paranoia ou mistificação?: o olhar de Lobato a propósito da Exposição Malfatti. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo discutir sobre Paranoia ou mistificação? A propósito da Exposição Malfatti (1917), artículo escrito por Lobato y publicado más tarde en Ideias de Jeca Tatu (1919). En él, Lobato teje su evaluación acerca de la Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti, realizada en 1917, en São Paulo, por la pintora paulista Anita Catarina Malfatti. Se ha pretendido demostrar la contundencia del artículo lobateano, que de ninguna manera se asemeja a un ataque personal contra la artista, sino que sigue una tendencia artística que el autor ha condenado fuertemente en este y otros artículos sobre las artes visuales. Evitamos las consideraciones reduccionistas realizadas por parte de la crítica del trabajo en cuestión. Ha sido esencial, para análisis más consistentes de su producción, sumergirse en las lecturas lobateanas, abandonando el pensamiento aligerado de algunos críticos, acostumbrados a clasificar el trabajo del autor como un simple propagador de ideas atrasadas, sin ninguna reflexión adicional. A lo largo de este artículo, fue posible legitimar la calidad de la crítica producida por Lobato, además de desmitificar estudios repetidos que insisten en descalificar o incluso borrar el papel sustancial del autor en la formación de una crítica de arte consolidada en el país.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir a respeito de Paranoia ou mistificação? A propósito da Exposição Malfatti (1917), artigo redigido por Lobato e publicado, posteriormente, em Ideias de Jeca Tatu (1919). Nele, Lobato tece sua avaliação acerca da Exposição de Pintura Moderna Anita Malfatti, realizada em 1917, em São Paulo, pela pintora paulista Anita Catarina Malfatti. Pretendeu-se demonstrar a contundência do artigo lobateano, que em nada se assemelha a um ataque pessoal à artista, mas segue, sim, uma tendência artística que o autor condenou fortemente, nesse e em outros artigos acerca das artes visuais. Evitamos as considerações reducionistas realizadas por uma parte da crítica em relação à obra em questão. Foi fundamental, para que houvesse análises mais consistentes da sua produção, mergulhar nas leituras lobateanas abandonando o pensamento aligeirado de alguns críticos, habituados a categorizar a obra do autor como tão somente propagadora de ideias atrasadas, sem qualquer reflexão mais aprofundada. Ao longo deste artigo foi possível legitimar a qualidade da crítica produzida por Lobato, além de desmistificar repetidos estudos que insistem em desqualificar ou mesmo apagar a atuação substancial do autor para a formação de uma crítica de arte consolidada no país.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4172
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_anapaulasantanasilva.pdf486,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.