Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4165
Título: Uso da ciência de dados para estudo de falhas e fraudes dos abastecimentos de postos de gasolina
Autor: Arruda, Luiz Felipe Ribeiro de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1825682578554550
Orientador: Albuquerque Júnior, Gabriel Alves de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1399502815770584
Co-orientador : Roullier, Ana
Palavras-chave: Python (Linguagem de programação de computador);Análise de dados;Aprendizado do computador;Automação;Postos de gasolina
Data do documento: 19-Dez-2019
Citação: ARRUDA, Luiz Felipe Ribeiro de. Uso da ciência de dados para estudo de falhas e fraudes dos abastecimentos de postos de gasolina. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Nos dias de hoje, se faz necessário como uma prática essencial do empreendedorismo, um estudo descritivo das vendas realizadas pelas empresas levando em consideração fatores como localização, horário, fidelização do cliente e outros. Tales tudo, é necessário para compreender os padrões envolvidos nos volumes de vendas, bem como, em alguns casos, mensurar a produtividade de vendedores e criar uma métrica de produtividade baseado nos dados obtidos. Assim como toda empresa, os postos de gasolinas também gerenciam as suas vendas fazendo projeções, melhorias e estratégia de vendas. De acordo com a lei federal nº 9.9562, os postos de gasolinas são obrigados a terem técnicos responsáveis para realizar os abastecimentos, comumente chamados de frentistas. Os frentistas são tratados nos postos como vendedores, e então existe todo um controle de vendas para eles. Também é regulamentado em lei, para postos de combustíveis, ou so de automação comercial, antes pelo regulamento da SEFAZPAF-ECF e agora pela NFC-e. A automação comercial usada nos postos de combustíveis, trabalha em conjunto com as bombas de combustíveis e os frentistas. As bombas de combustíveis, nos postos, são os geradores de dados para o posto. É através das bombas que os consumidores recebem o que compram, e é o papel da automação registrar os dados oriundos dos abastecimentos e associar o frentista para o seu respectivo abastecimento. Esses dados são enviados para sistemas comerciais que fazem atratativa do gerenciamento de venda. Este estudo tem por finalidade usar os conceitos da ciência de dados e machine learning, para identificar falhas, possíveis fraudes, automatizar a análise dos logs e extrair dados relevantes para a análise de abastecimentos através delogs. Por isso, foram criados algoritmos de identificação de falhas e fraudes, que alimentam uma tabela de dados, e posteriormente, é criada uma machine learning, alimentada por essa tabela, para que seja possível prever futuros abastecimentos com erro. Após a aplicação dos treinos e testes, a máquina teve uma precisão (precision) de 96% de acerto das previsões de falhas nos abastecimentos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4165
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas da Informação (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_luizfeliperibeirodearruda.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.