Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4138
Título: | Protagonismo negro, luta e resistência: um relato de experiência em ESO |
Autor: | Souza, Flávio Mandú de |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/6859224429865754 |
Orientador: | Bezerra, Rozélia |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/0968758655400113 |
Co-orientador : | Cadena, Sílvio Ricardo Gouveia |
Endereço Lattes do Co-orientador : | http://lattes.cnpq.br/0520301466483390 |
Palavras-chave: | História - Estudo e ensino;Negros - Segregação;Racismo |
Data do documento: | 16-Dez-2019 |
Citação: | SOUZA, Flávio Mandú de. Protagonismo negro, luta e resistência: um relato de experiência em ESO. 2019. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | This experience report comes from a didactic project promoted in the discipline of Mandatary Supervised Internship II, from the degree in history course of the Federal Rural University of Pernambuco, which was the theme: "Black protagonism, struggle and resistance.", taught for the 1st grade of high school, aiming to promote reflection on black participation in the struggles against racial segregation in the 20th and 21st centuries. Using approaches such as historical knowledge as a reality problematizer, the dialectical method of Circe Bittencourt (2008) and the use of classroom photographs, supported by the analyses of Boris Kossoy (2001) and Medeiros (2005), the present project possessed while culminating a photographic exhibition. Therefore, the use of these analyses added to the work with this theme produced discoveries, reflections, deconstructions and in-depth debates about protagonism, violence, racism and the need to study socially living subjects. It is important to highlight that the organization of the work was based on the standards of the journal "EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA" of ISSN: 2447-5971. |
Resumo: | Este relato de experiência é oriundo de um projeto didático promovido na disciplina de Estágio Supervisionado Obrigado II, do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que teve como tema: “Protagonismo negro, luta e resistência”, ministrado para a turma de 1º ano do ensino médio, tendo como objetivo promover a reflexão sobre a participação negra nas lutas contra a segregação racial nos séculos XX e XXI. Utilizando de abordagens como o conhecimento histórico enquanto problematizador de realidades, o método dialético de Circe Bittencourt (2008) e o uso de fotografias em sala de aula, amparado pelas análises de Boris Kossoy (2001) e Medeiros (2005), o presente projeto possuiu enquanto culminância uma mostra fotográfica. Portanto, o uso dessas análises somado ao trabalho com esta temática produziu descobertas, reflexões, desconstruções e debates aprofundados sobre protagonismo, violências, racismo e a necessidade de estudar assuntos socialmente vivos. É importante ressaltar que a organização do trabalho foi baseada nas normas da revista “EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA” de ISSN: 2447-5971. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4138 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_relexp_flaviomandudesouza.pdf | 258,39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.