Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4134
Título: | O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018) |
Autor: | Martins, Stéphane de Souza |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/5867289847610043 |
Orientador: | Andrade, Juliana Alves de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9273063697259288 |
Palavras-chave: | Mulheres - História;Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil) |
Data do documento: | 14-Dez-2021 |
Citação: | MARTINS, Stéphane de Souza. O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018). 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | This text deals with the analysis of the social place of women in the items of History in the area of Human Sciences and its Technologies in the National Secondary School Examination (known as ENEM) between the years 2016 to 2018. The referrals are given from the production of an evaluation context at the national level through the Admission Exams, or the so-called Vestibular Tests, permeating the foundation of ENEM and placing it in issues of social importance, such as the disparity of women participating in the test. Furthermore, the text is part of a complaint of the historiographical silencing of women in the active participation of ENEM's History, items and Reference Matrix. The documents used in the analyzes consisted of the tests of the first application of the mentioned years, the Reference Matrix and the synopses given by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). |
Resumo: | Este texto se trata da análise do lugar social das mulheres nos itens de História da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018. Os encaminhamentos são dados a partir da criação de um contexto avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão, ou os chamados vestibulares, permeando a fundação do ENEM e o situando nas questões de importância social como a exemplo da disparidade de mulheres participantes da prova. Para, além disso, o texto faz parte de uma denúncia do silenciamento historiográfico das mulheres na participação ativa da História, dos itens e da Matriz de Referência do ENEM. Os documentos utilizados nas análises consistiram nas provas da primeira aplicação dos anos citados, na Matriz de Referência e nas sinopses dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4134 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em História (Sede) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_art_stephanedesouzamartins.pdf | 730,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.