Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorMartins, Stéphane de Souza-
dc.date.accessioned2023-03-13T20:44:58Z-
dc.date.available2023-03-13T20:44:58Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationMartins, Stéphane de Souza. O lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018). 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4134-
dc.descriptionEste texto se trata da análise do lugar social das mulheres nos itens de História da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2016 a 2018. Os encaminhamentos são dados a partir da criação de um contexto avaliativo a nível nacional através dos exames de admissão, ou os chamados vestibulares, permeando a fundação do ENEM e o situando nas questões de importância social como a exemplo da disparidade de mulheres participantes da prova. Para, além disso, o texto faz parte de uma denúncia do silenciamento historiográfico das mulheres na participação ativa da História, dos itens e da Matriz de Referência do ENEM. Os documentos utilizados nas análises consistiram nas provas da primeira aplicação dos anos citados, na Matriz de Referência e nas sinopses dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).pt_BR
dc.description.abstractThis text deals with the analysis of the social place of women in the items of History in the area of Human Sciences and its Technologies in the National Secondary School Examination (known as ENEM) between the years 2016 to 2018. The referrals are given from the production of an evaluation context at the national level through the Admission Exams, or the so-called Vestibular Tests, permeating the foundation of ENEM and placing it in issues of social importance, such as the disparity of women participating in the test. Furthermore, the text is part of a complaint of the historiographical silencing of women in the active participation of ENEM's History, items and Reference Matrix. The documents used in the analyzes consisted of the tests of the first application of the mentioned years, the Reference Matrix and the synopses given by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).pt_BR
dc.format.extent29 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-ND 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMulheres - Históriapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.titleO lugar da história das mulheres nos itens das Ciências Humanas e suas tecnologias no ENEM (2016-2018).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5867289847610043pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Históriapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_stephanedesouzamartins.pdf730,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.