Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4110
Título: Representações do mito de El Dorado no jogo "Uncharted: Drake's fortune" e possibilidades de uso no ensino de História.
Autor: Barros, Ana Clara Guilherme Timoteo de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4363024256165638
Orientador: Bezerra, Rozélia
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0968758655400113
Co-orientador : Cadena, Sílvio Ricardo Gouveia
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/0520301466483390
Palavras-chave: Jogos no ensino de história;Jogos eletrônicos
Data do documento: 16-Dez-2021
Citação: Barros, Ana Clara Guilherme Timoteo de. Representações do mito de El Dorado no jogo "Uncharted: Drake's fortune" e possibilidades de uso no ensino de História. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: This article aims to present the study of representation in the electronic game Uncharted: Drake's Fortune, as a teaching object for history teachers. In presenting it, the imagery and historical context used by the game developers to display an archaeological plot will be analyzed through the adventure enriched by elements that refer to the cultures of pre-Columbian peoples, the representation of the myth and history of El Dorado, in a narrative with a historiographical basis but with a fictional systematic. Thus, this article tends to analyze this representation with the purpose of expressing the historical content that games present and the result of them to be used by history teachers in the classroom, on the possibilities of using the game as a complementary material for teaching, in the content of the history of pre-Columbian America.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo da representação no jogo eletrônico Uncharted: Drake’s Fortune, como objeto de ensino para os professores de História. Ao apresentá-lo, será analisado o imaginário e contexto histórico utilizado pelos desenvolvedores do jogo para exibir um enredo de caráter arqueológico por meio da aventura enriquecida de elementos que remetem as culturas dos povos pré-colombianos, a representação do mito e história de El Dorado, em uma narrativa com embasamento historiográfico, mas com uma sistemática ficcional. Dessa forma, este artigo tende a analisar essa representação com o propósito de exprimir o teor histórico que os jogos apresentam e o fruto dos mesmos a serem utilizados por professores de História em sala de aula, sobre as possibilidades de utilização do jogo como material complementar para o ensino, no conteúdo de história da América pré-colombiana.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4110
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em História (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_anaclaraguilhermetimoteodebarros.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.