Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4074
Título: Utilização dos questionários PAR-Q e QERC na triagem de participação nas aulas de Educação Física A no Ensino Superior.
Autor: Silva, Jefferson Maxwell de Farias
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7968086805968725
Orientador: Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0700049924235597
Palavras-chave: Exercícios físicos;Doenças cardiovasculares;Estudantes universitários;Avaliação de riscos de saúde;Aptidão física - Testes
Data do documento: 22-Fev-2021
Citação: Silva, Jefferson Maxwell de Farias. Utilização dos questionários PAR-Q e QERC na triagem de participação nas aulas de Educação Física A no Ensino Superior. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: Introdução: Embora seja bem documentado na literatura que os benefícios do exercício físico (EF) estão associados à redução de doenças e à diminuição do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, em alguns casos sua realização pode desencadear eventos cardiovasculares que põem em risco o praticante do exercício físico. Os questionários PAR-Q e QERC são utilizados para verificação prévia da prontidão para prática do exercício físico, sendo estes um meio fácil e prático de detecção dos indivíduos que apresentam baixo risco para prática do exercício físico. Objetivo: Analisar dois questionários utilizados na triagem pré-participação do exercício físico em estudantes universitários. Métodos: Estudo descritivo, com delineamento transversal. Um total de duzentos e um indivíduos de ambos os sexos responderam ao questionário de estratificação de risco cardiovascular (QERC) e ao questionário de prontidão para atividade física (PAR-Q). Para análise dos dados, foi empregado estatística descritiva com média e desvio-padrão e distribuição de frequências absolutas e relativas. Resultados: Este estudo demonstrou uma prevalência de respostas positivas para o PAR-Q de 14,5%, sendo considerada satisfatória, tendo em vista a faixa etária da amostra analisada. Os dados obtidos a partir do QERC demonstraram que 54% da amostra apresentaram alguma questão assinalada ao questionário, sendo uma alta proporção de indivíduos estratificada como de alto risco cardiovascular. Conclusão: Na prática, os resultados do presente estudo indicam que o PAR-Q parece ser um questionário mais fidedigno e recomendado para uma triagem pré-participação quando o foco da avaliação for identificar indivíduos jovens que apresentem algum tipo de risco antes de sua inserção em programas de atividade física.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4074
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_jeffersonmaxwelldefariassilva.pdf924,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.