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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Sérgio Luiz Cahú-
dc.contributor.authorSilva, Jefferson Maxwell de Farias-
dc.date.accessioned2023-03-07T18:11:26Z-
dc.date.available2023-03-07T18:11:26Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson Maxwell de Farias. Utilização dos questionários PAR-Q e QERC na triagem de participação nas aulas de Educação Física A no Ensino Superior. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4074-
dc.descriptionIntrodução: Embora seja bem documentado na literatura que os benefícios do exercício físico (EF) estão associados à redução de doenças e à diminuição do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, em alguns casos sua realização pode desencadear eventos cardiovasculares que põem em risco o praticante do exercício físico. Os questionários PAR-Q e QERC são utilizados para verificação prévia da prontidão para prática do exercício físico, sendo estes um meio fácil e prático de detecção dos indivíduos que apresentam baixo risco para prática do exercício físico. Objetivo: Analisar dois questionários utilizados na triagem pré-participação do exercício físico em estudantes universitários. Métodos: Estudo descritivo, com delineamento transversal. Um total de duzentos e um indivíduos de ambos os sexos responderam ao questionário de estratificação de risco cardiovascular (QERC) e ao questionário de prontidão para atividade física (PAR-Q). Para análise dos dados, foi empregado estatística descritiva com média e desvio-padrão e distribuição de frequências absolutas e relativas. Resultados: Este estudo demonstrou uma prevalência de respostas positivas para o PAR-Q de 14,5%, sendo considerada satisfatória, tendo em vista a faixa etária da amostra analisada. Os dados obtidos a partir do QERC demonstraram que 54% da amostra apresentaram alguma questão assinalada ao questionário, sendo uma alta proporção de indivíduos estratificada como de alto risco cardiovascular. Conclusão: Na prática, os resultados do presente estudo indicam que o PAR-Q parece ser um questionário mais fidedigno e recomendado para uma triagem pré-participação quando o foco da avaliação for identificar indivíduos jovens que apresentem algum tipo de risco antes de sua inserção em programas de atividade física.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.format.extent33 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectDoenças cardiovascularespt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectAvaliação de riscos de saúdept_BR
dc.subjectAptidão física - Testespt_BR
dc.titleUtilização dos questionários PAR-Q e QERC na triagem de participação nas aulas de Educação Física A no Ensino Superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7968086805968725pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0700049924235597pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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