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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4074
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rodrigues, Sérgio Luiz Cahú | - |
dc.contributor.author | Silva, Jefferson Maxwell de Farias | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T18:11:26Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07T18:11:26Z | - |
dc.date.issued | 2021-02-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jefferson Maxwell de Farias. Utilização dos questionários PAR-Q e QERC na triagem de participação nas aulas de Educação Física A no Ensino Superior. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4074 | - |
dc.description | Introdução: Embora seja bem documentado na literatura que os benefícios do exercício físico (EF) estão associados à redução de doenças e à diminuição do risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, em alguns casos sua realização pode desencadear eventos cardiovasculares que põem em risco o praticante do exercício físico. Os questionários PAR-Q e QERC são utilizados para verificação prévia da prontidão para prática do exercício físico, sendo estes um meio fácil e prático de detecção dos indivíduos que apresentam baixo risco para prática do exercício físico. Objetivo: Analisar dois questionários utilizados na triagem pré-participação do exercício físico em estudantes universitários. Métodos: Estudo descritivo, com delineamento transversal. Um total de duzentos e um indivíduos de ambos os sexos responderam ao questionário de estratificação de risco cardiovascular (QERC) e ao questionário de prontidão para atividade física (PAR-Q). Para análise dos dados, foi empregado estatística descritiva com média e desvio-padrão e distribuição de frequências absolutas e relativas. Resultados: Este estudo demonstrou uma prevalência de respostas positivas para o PAR-Q de 14,5%, sendo considerada satisfatória, tendo em vista a faixa etária da amostra analisada. Os dados obtidos a partir do QERC demonstraram que 54% da amostra apresentaram alguma questão assinalada ao questionário, sendo uma alta proporção de indivíduos estratificada como de alto risco cardiovascular. Conclusão: Na prática, os resultados do presente estudo indicam que o PAR-Q parece ser um questionário mais fidedigno e recomendado para uma triagem pré-participação quando o foco da avaliação for identificar indivíduos jovens que apresentem algum tipo de risco antes de sua inserção em programas de atividade física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.format.extent | 33 f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.rights | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Exercícios físicos | pt_BR |
dc.subject | Doenças cardiovasculares | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de riscos de saúde | pt_BR |
dc.subject | Aptidão física - Testes | pt_BR |
dc.title | Utilização dos questionários PAR-Q e QERC na triagem de participação nas aulas de Educação Física A no Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7968086805968725 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0700049924235597 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal Rural de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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