Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4072
Título: A organização do trabalho pedagógico nas aulas de Educação Física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica.
Autor: Lima, Gerson Anderson Marinho de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2037083614885155
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Professores de Educação Física - Formação;Prática docente;Prática pedagógica
Data do documento: 9-Jul-2021
Citação: Lima, Gerson Anderson Marinho de. A organização do trabalho pedagógico nas aulas de Educação Física: uma experiência no Programa Residência Pedagógica. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The present study aimed to analyze the organization process of school pedagogical work, through the Residence Pedagogical Program (RPP) from Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Thus, it was a secondary objective to acknowledge pedagogical work elements and to describe its pedagogical practice developed in Physical Education (PE) class. The interest in this study emerged from experiences lived during the residence in RPP offered by Physical Education degree course from UFRPE. It is possible to observe that the organization of school pedagogical work is considered relevant by the school where the residence occurred. Also, it is taken under consideration for the success of PE class. During RPP it was possible to observed closely how the process occurred while participating in the school routine and PE classes. It was a qualitative research, with a participatory design. Participated in this research one federal public school from Recife. Data collection used a field diary as an instrument, which was written during RPP. Content analysis was performed to analyze the context of organization of school pedagogical work in PE class. When it concerns to the register, it was established dialectical pairs: objective/assessment and content/methods. Those pairs revealed indicators which afterwards were interpreted and contributed to describe pedagogical practices in the school routine. Therefore, it is well appreciated when PE teacher understands the organization of school pedagogical work to lead their pedagogical practice, as well as for the importance of programs for beginner teachers which possibly starts their experience in the school routine.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de organização do trabalho pedagógico (OTP) na escola, a partir do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Sendo assim, traçamos como objetivos específicos: reconhecer os fundamentos da OTP e descrever as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das aulas de Educação Física (EF). O interesse pelo estudo surgiu a partir de experiências ocorridas durante o Programa Residência Pedagógica ofertado curso de Licenciatura em EF da UFRPE. Percebe-se que nessa escola a OTP é um processo continuo e relevante para o sucesso das aulas dos componentes curricular, trazendo para nossa área, a EF é bastante valorizada na escola. Através do PRP podemos ver o processo de perto, ao se ambientar na escola e participar das regências de aula, culminando com a produção de conhecimento a partir disso. O percurso metodológico desta pesquisa foi balizado pelas seguintes orientações: tratou-se de uma pesquisa participante, de natureza qualitativa, onde o local da pesquisa foi numa escola pública federal do Recife, e para a coleta dos dados utilizamos os diários de campo produzido durante o período de vigência do PRP. A análise de conteúdo foi a técnica usada, tendo como unidade contexto a OTP a partir da prática em sala de aula. Quanto à unidade registro definimos os pares dialéticos: objetivo/avaliação e conteúdo/método. Esses pares trouxeram indicadores que foram interpretados e contribuíram para descrever as práticas pedagógicas do cotidiano da escola. Diante disso, é de grande valia o professor entender a OTP da escola para nortear sua prática pedagógica, assim como programas de iniciação à docência são importantes na inserção do licenciando na escola.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4072
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_gersonandersonmarinhodelima.pdf687,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.