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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066
Título: | Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física |
Autor: | Santos, Deborah Alexandra Silva de Barros |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4607529252776594 |
Orientador: | Paiva, Andréa Carla de |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/1546386833032185 |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Ensino fundamental;Currículos;Proposta curricular - Pernambuco |
Data do documento: | 1-Dez-2021 |
Citação: | SANTOS, Deborah Alexandra Silva de Barros. Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | The present work has as object of investigation the curriculum proposal of Pernambuco for the teaching of Physical Education in Elementary School. In 2019, the Department of Education of the State of Pernambuco publishes the curriculum proposal, which is configured as a reference document for the preparation of municipal curricula, pedagogical proposals and pedagogical policy projects for all schools in the state's educational networks. The study proposes to analyze this proposal in the light of curricular theorizations in order to identify which curricular theorization underlies the Pernambuco curriculum for the teaching of Physical Education at school. We start from the studies of Bardin (2011) and Minayo (2004) to support our analysis, which is the content analysis of the thematic categorical type. We will also rely on authors who deal with the theme curriculum, curriculum theories and School Physical Education. Based on the analysis, we highlight that the Pernambuco curriculum for teaching Physical Education in Elementary School, despite not having announced it in its document, approaches a teaching perspective of a traditional nature, as it addresses in its proposal a perspective of Physical Education that goes against the grain of an education based on a critical conception, which we aim to achieve |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto de investigação a proposta curricular de Pernambuco para o ensino da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. No ano de 2019, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco publica a proposta curricular, a qual se configura como documento de referência para elaboração dos currículos municipais, propostas pedagógicas e projetos político pedagógico de todas as escolas das redes de ensino do Estado. O estudo se propõe a analisar tal proposta a luz das teorizações curriculares a fim de identificar qual teorização curricular fundamenta o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física na escola. Partimos dos estudos de Bardin (2011) e Minayo (2004) para subsidiar nossa análise, sendo esta a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Nos apoiaremos também em autores que tratam da temática currículo, teorias curriculares e Educação Física Escolar. A partir da realização da análise, destacamos que o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental apesar de não anunciar em seu documento, se aproxima de uma perspectiva de ensino de cunho tradicional, por abordar em sua proposta uma perspectiva da Educação Física que vai de contramão a uma educação pautada em uma concepção crítica, ao qual almejamos alcançar. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede) |
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