Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaiva, Andréa Carla de-
dc.contributor.authorSantos, Deborah Alexandra Silva de Barros-
dc.date.accessioned2023-03-03T15:52:29Z-
dc.date.available2023-03-03T15:52:29Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Deborah Alexandra Silva de Barros. Proposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física. 2021. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4066-
dc.descriptionO presente trabalho tem como objeto de investigação a proposta curricular de Pernambuco para o ensino da Educação Física Escolar no Ensino Fundamental. No ano de 2019, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco publica a proposta curricular, a qual se configura como documento de referência para elaboração dos currículos municipais, propostas pedagógicas e projetos político pedagógico de todas as escolas das redes de ensino do Estado. O estudo se propõe a analisar tal proposta a luz das teorizações curriculares a fim de identificar qual teorização curricular fundamenta o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física na escola. Partimos dos estudos de Bardin (2011) e Minayo (2004) para subsidiar nossa análise, sendo esta a análise de conteúdo do tipo categorial temática. Nos apoiaremos também em autores que tratam da temática currículo, teorias curriculares e Educação Física Escolar. A partir da realização da análise, destacamos que o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Física escolar no Ensino Fundamental apesar de não anunciar em seu documento, se aproxima de uma perspectiva de ensino de cunho tradicional, por abordar em sua proposta uma perspectiva da Educação Física que vai de contramão a uma educação pautada em uma concepção crítica, ao qual almejamos alcançar.pt_BR
dc.description.abstractThe present work has as object of investigation the curriculum proposal of Pernambuco for the teaching of Physical Education in Elementary School. In 2019, the Department of Education of the State of Pernambuco publishes the curriculum proposal, which is configured as a reference document for the preparation of municipal curricula, pedagogical proposals and pedagogical policy projects for all schools in the state's educational networks. The study proposes to analyze this proposal in the light of curricular theorizations in order to identify which curricular theorization underlies the Pernambuco curriculum for the teaching of Physical Education at school. We start from the studies of Bardin (2011) and Minayo (2004) to support our analysis, which is the content analysis of the thematic categorical type. We will also rely on authors who deal with the theme curriculum, curriculum theories and School Physical Education. Based on the analysis, we highlight that the Pernambuco curriculum for teaching Physical Education in Elementary School, despite not having announced it in its document, approaches a teaching perspective of a traditional nature, as it addresses in its proposal a perspective of Physical Education that goes against the grain of an education based on a critical conception, which we aim to achievept_BR
dc.format.extent47 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectProposta curricular - Pernambucopt_BR
dc.titleProposta curricular: um olhar sobre o currículo de Pernambuco para o ensino da Educação Físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4607529252776594pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1546386833032185pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Educação Físicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_deborahalexandrasilvadebarrossantos.pdf478,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.