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Título: Análise de 96 planos de aula do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo.
Autor: Lira, Danielle Cristhiane de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7986132034913572
Orientador: Pirauá, André Luiz Torres
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7971412342122230
Palavras-chave: Esportes para pessoas com deficiência;Planos de aula
Data do documento: 16-Jul-2021
Citação: Lira, Danielle Cristhiane de. Análise de 96 planos de aula do Programa Segundo Tempo Paradesporto: um estudo qualitativo. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The preparation of the lesson plan involves a series of actions that need to be structured through planning. These actions ensure the encouragement and progression of the student during the activities, promoting the development of learning. For the elaboration of a lesson plan for people with disabilities, one must think about the strategies that can be put into practice and making the application of this plan more flexible, as well as the limitations and needs of these students. Therefore, the present work had as general objective to analyze, from the perspective of the extension monitor, the challenges and possibilities during the process of elaboration and application of the lesson plans in the Programa Segundo Tempo Paradesporto. This is a study with a qualitative approach, with a descriptive characteristic, which followed the recommendations of the Standards for Reporting Qualitative Research: A Synthesis of Recommendations. 96 lesson plans were considered, applied during the current period of the PST Paradesporto (February 2019 to March 2020). This study demonstrated that the preparation and application of lesson plans, for people with disabilities, requires greater flexibility in all dimensions of the lesson plan, such as the timing of activities and applied content, as well as in the adaptations of activities, considering the specifics of each disability, the limitations and difficulties of the students.
Resumo: A elaboração do plano de aula compete uma série de ações que precisam ser estruturadas através do planejamento. Ações essas que garantam o estímulo e a progressão do aluno durante as atividades, promovendo o desenvolvimento da aprendizagem. Para a elaboração de um plano de aula para pessoas com deficiência, deve-se pensar nas estratégias que podem ser colocadas em prática e na flexibilização da aplicação desse plano, como também nas limitações e necessidades desses alunos. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo geral analisar, sob a perspectiva do monitor extensionista, os desafios e possibilidades durante o processo de elaboração e aplicação dos planos de aula no Programa Segundo Tempo Paradesporto. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de característica descritiva, que seguiu as recomendações da Standards for Reporting Qualitative Reseach: A Synthesis of Recommendations. Foram considerados 96 planos de aula, aplicados durante o período vigente do PST Paradesporto (fevereiro de 2019 a março de 2020). Este estudo demonstrou que a elaboração e aplicação dos planos de aula para pessoas com deficiência requer uma maior flexibilidade em todas as dimensões do plano de aula, como por exemplo, no tempo das atividades e nos conteúdos aplicados, bem como nas adaptações das atividades, considerando as especificidades de cada deficiência, as limitações e dificuldades dos alunos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4064
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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