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Título: A educação física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades
Autor: Ferreira, Cleiton José de Melo
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9904147109400871
Orientador: Paiva, Andréa Carla de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1546386833032185
Palavras-chave: Educação física escolar;Ensino remoto;Prática pedagógica;COVID-19, Pandemia de
Data do documento: 27-Mai-2022
Citação: FERREIRA, Cleiton José de Melo. A educação física escolar no ensino remoto emergencial: realidade e possibilidades. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: The present sought the pedagogical school of Physics teachers during the Emergency Remote Teaching (ERE) identifying the challenges caused by remote teaching for the public school and being studied as pedagogical-didactic-pedagogical possibilities for classes Physical Education practices. Pandemic Experiences and Social Isolation, in the most critical period of life-19, made that students and teachers were directly crossed by the ERE and, with all its particular pandemics, the context of the school with EF and about the pedagogical practice of the students. Teachers in this period, which highlighted the precariousness of Brazilian Public Education and the contradictions imposed by capitalist society. The research built was based on the methodological contribution of historical-dialectical materialism. The work had as a data collection instrument the semi-structured interview, investigated from the categorical content analysis by theme. The interview was conducted with an EF teacher from Colégio de Aplicação/UFPE who was teaching classes in the first semester of 2021, during the ERE. The study the condition of PE as a curricular component of a fundamentally practical nature, which finds in the ERE a great challenge with its responsibility in the process of scientific responsibility constitutive in the body culture, which directly reflects on school life and on the critical formation of students and teachers.
Resumo: Física (EF) durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) na escola, identificando os desafios provocados pelo ensino remoto para a escola pública e destacando as possibilidades didático-pedagógicas encontradas para aulas de Educação Física. O contexto pandêmico e o isolamento social, no período mais crítico da pandemia da Covid-19 fizeram com que estudantes e professores fossem diretamente atravessados pelo ERE e com ele, todas as suas particularidades, trazendo consigo para novas experiências no chão virtual da escola com a EF e reflexões acerca da prática pedagógica dos professores nesse período, que evidenciou a precariedade da Educação Pública brasileira e as contradições impostas pela sociedade capitalista. A pesquisa foi construída tendo como referencial o aporte metodológico do materialismo histórico-dialético. O trabalho teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, investigada a partir da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. A entrevista foi realizada com uma professora de EF do Colégio de Aplicação/UFPE que esteve ministrando aulas no primeiro semestre do ano de 2021, durante o ERE. O estudo destaca a condição da EF como um componente curricular que dialoga de forma indissociável entre teoria e prática, que encontra no ERE um grande desafio com sua responsabilidade no processo de apropriação do conhecimento científico estruturado na cultura corporal, refletindo de forma significativa na socialização e humanização da sala de aula e na formação crítica de estudantes e professores nesse período.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4060
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Educação Física (Sede)

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