Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4010
Título: Relato de experiência de estágio no Procon Estadual de Pernambuco: a vulnerabilidade dos consumidores endividados através do uso do cartão de crédito.
Autor: Silva, Deiseane Ferreira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/7601308386277941
Orientador: Albuquerque, Hortência Cruz de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/4316127961561473
Co-orientador : Melo, Juliana Cristina das Chagas de
Endereço Lattes do Co-orientador : http://lattes.cnpq.br/2650006090499628
Palavras-chave: Dívidas pessoais;Cartões de crédito;Educação financeira;Defesa do consumidor
Data do documento: 9-Nov-2020
Citação: Silva, Deiseane Ferreira da. Relato de experiência de estágio no Procon Estadual de Pernambuco: a vulnerabilidade dos consumidores endividados através do uso do cartão de crédito. 2020. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Economia Doméstica) - Departamento de Ciências do Consumo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar a vulnerabilidade em que os consumidores endividados se encontram devido ao uso do cartão de crédito, assim como os motivos que levaram os mesmos a procurar por auxílio no Procon Estadual de Pernambuco, localizado no centro do Recife. Inicialmente será demonstrado um pouco sobre o cartão de crédito, como o mesmo surgiu na sociedade, as consequências causadas pelo seu uso, assim como um breve histórico sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), além de ilustrar os métodos como o órgão trabalha no setor de atendimento ao consumidor para uma melhor compreensão dos dados obtidos. A partir das queixas dos consumidores durante o atendimento, observou-se a existência da falta de conhecimento em relação a termos considerados difíceis para a população, seja ele jurídico ou econômico, ao qual levou a perceber também a ausência de uma educação financeira. O presente relatório se configura como uma observação in loco e de caráter qualitativo. A partir das vivências presenciadas durante o estágio supervisionado no órgão, foi observada a necessidade de estudar a dimensão do problema ocasionado através dos relatos dos consumidores endividados. Ademais, vale ressaltar a importância que a Economia Doméstica possui em relação ao tema, ilustrando o aprendizado obtido a partir das demandas da sociedade.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4010
Aparece nas coleções:TCC - Economia Doméstica (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_deiseaneferreiradasilva.pdf380,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.